Colabore com o Eufemea
Advertisement

Duas equipes 100% femininas participam de desafio do Detran com propostas para salvar vidas no trânsito

Duas equipes compostas exclusivamente por jovens mulheres estão entre as 43 selecionadas para participar do 1º Desafio de Inovação Detran Alagoas, que acontece em formato de hackathon entre os dias 31 de maio e 1º de junho, no Espaço Armazém, em Jaraguá, encerrando as atividades do Maio Amarelo. O evento reunirá jovens talentos para pensar soluções tecnológicas que possam reduzir o número de vítimas no trânsito alagoano.

Além da inovação, o evento também será um espaço de representatividade. Entre mais de 300 inscrições, as equipes lideradas por Lara Brasil, de 18 anos, e Náthally, de 19, chamam atenção por serem inteiramente femininas.

A equipe DetraMinds, liderada por Lara, é formada por estudantes do Ifal de Maceió, todas nascidas em 2006. Já a MuBy Technology, liderada por Náthally, reúne alunas do Ifal de Arapiraca.

“É totalmente desafiador, principalmente por sermos mais novas. Mas também muito inspirador. É ótimo estar ali e poder mostrar que mulheres têm total capacidade de inovar, liderar e criar soluções”, disse Lara à Eufêmea.

Equipe da Lara Brasil

Para as jovens, estar no hackathon é mais do que competir por um prêmio de R$ 20 mil. É uma chance concreta de ocupar um espaço historicamente negado às mulheres e, sobretudo, contribuir com ideias que podem salvar vidas.

“Como mulheres jovens, podermos pensar em soluções que salvam vidas no trânsito é uma forma de mostrar que também somos protagonistas de mudanças importantes. É sobre representatividade, responsabilidade e transformação”, destacou Lara.

As participantes também apontam como diferencial da equipe a forma colaborativa, empática e atenta aos detalhes com que pensam e desenvolvem as ideias.

“Por sermos mulheres, a gente tende a escutar mais umas às outras e olhar para o impacto real das nossas ideias. Essa sensibilidade, aliada à competência, torna nossas propostas mais eficazes”, completa Lara.

Inspirar e fortalecer

Foto: Equipe da Náthally

Já Náthally, à frente da equipe MuBy Technology, destaca o desafio e o orgulho de liderar um time de mulheres em uma área ainda marcada pela desigualdade de gênero.

“Liderar uma equipe formada apenas por mulheres em um ambiente ainda muito dominado por homens é uma oportunidade de inspirar e fortalecer. Nosso objetivo enquanto equipe é mostrar que temos sim competência, temos criatividade e principalmente voz para transformar a tecnologia”, afirmou.

Ela também destaca o impacto social da proposta. Segundo Náthally, “pensar em soluções inovadoras que podem salvar vidas no trânsito é um grande mérito, mas também uma enorme responsabilidade.” Ela acrescenta: “Isso mostra que a nossa visão pode, sim, transformar a sociedade, trazendo mais segurança e empatia.”

O que é o desafio?

Durante o hackathon, as equipes vão desenvolver propostas respondendo à pergunta: “Como podemos criar soluções que ajudem o Detran a desenvolver, medir e comunicar o uso de tecnologias aplicadas à segurança no trânsito, com o objetivo de impactar na redução de vítimas e custos públicos?”

As ideias passarão por mentorias, oficinas práticas e serão avaliadas por especialistas, considerando critérios como inovação, viabilidade, impacto e comunicação. As três melhores receberão troféus, certificados e dividirão os R$ 20 mil em premiação.

Foto de Raíssa França

Raíssa França

Cofundadora do Eufêmea, Jornalista formada pela UNIT Alagoas e pós-graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Em 2023, venceu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Nordeste e o prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Alagoas.