A jornalista alagoana Raíssa França, cofundadora e diretora de conteúdo do Eufêmea, será uma das palestrantes do Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente, que acontece entre os dias 6 e 8 de junho de 2025, das 9h às 19h, na ESPM Rio, no Rio de Janeiro.
O Festival 3i é considerado o maior evento da América Latina voltado à inovação, gestão, empreendedorismo e tecnologia no jornalismo digital. Em sua nova edição, o festival reafirma o compromisso de promover debates relevantes e inspiradores que fortaleçam o ecossistema jornalístico de forma mais diversa, acessível e representativa.
Raíssa foi convidada para integrar a mesa “De repórter empreendedor para gestor de uma organização de jornalismo – a transição para a liderança”, que discutirá os desafios de transformar ideias rejeitadas por redações tradicionais em projetos independentes e de impacto.
O convite destaca “o valor da sua trajetória e o impacto do seu trabalho” à frente do Eufêmea, criado em 2020, que se tornou uma referência ao produzir conteúdo jornalístico com perspectiva feminista, regional e socialmente comprometida.
“Estar entre os nomes do Festival 3i é muito simbólico. O Eufêmea nasceu da escuta, da urgência e da coragem. Levar essa história para um evento como o 3i é também um ato político de ocupação e pertencimento. Além disso, levo comigo as raízes alagoanas e minha experiência enquanto mulher nordestina no jornalismo”, afirma Raíssa.
A programação completa do evento pode ser acessada no site oficial: festival3i.org