Foto: Assessoria
Técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) se reuniram de 19 a 21 deste mês com condutores e prestadores de serviço náuticos das piscinas naturais de Maceió para falar sobre o Projeto Conduta Responsável, que tem o objetivo incentivar boas práticas entre os profissionais.
Ao longo das reuniões, os jangadeiros da Colônia Z1, do Projeto Corais de Alagoas, da Associação de Prestadores de Serviços Turísticos das Piscinas da Ponta Verde e da Associação de Proprietários de Barcos Motorizados da Enseada da Pajuçara tiveram a oportunidade de expor dúvidas sobre as práticas e os percursos até as piscinas naturais, além de relatar os desafios do cotidiano. Assim, foi possível sugerir melhorias e compartilhar experiências que fortalecem a atuação conjunta.
A iniciativa da Gerência de Educação Ambiental do IMA busca organizar de forma mais eficiente as atividades dos condutores náuticos nas piscinas naturais, além de promover orientações voltadas à preservação do meio ambiente. A proposta é alinhar a atuação dos profissionais com práticas responsáveis e sustentáveis.
“Nesses três dias, nos reunimos tanto no território quanto na sede do IMA para dialogar e compartilhar saberes com os condutores de turismo náutico, buscando tornar o Projeto Conduta Responsável mais consistente e colaborativo”, explicou a engenheira de pesca e consultora do IMA/AL, Lays do Nascimento.
.jpg)
Dessa forma, o projeto Conduta Responsável reafirma o compromisso com a proteção dos ecossistemas costeiros e marinhos, ao adotar uma abordagem que vai além da fiscalização. A iniciativa aposta na educação ambiental, no diálogo aberto com as comunidades pesqueiras e na promoção de práticas sustentáveis.
*Com Assessoria