Foto: Yasmin Evangelista
A Controladoria-Geral do Estado de Alagoas (CGE) promoveu, na última semana, uma palestra sobre os impactos do assédio moral na saúde do trabalhador, no Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, em Maceió. A ação, promovida a convite da unidade de saúde, fez parte da capacitação dos novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).
Durante a palestra, a Superintendência de Ouvidoria e Transparência (Suot) da CGE abordou o conceito de assédio moral, suas causas, consequências e o amparo legal existente para coibir essa prática nos ambientes de trabalho.
%20(5).jpeg)
De acordo com a servidora da Suot, Fabrícia Montenegro, a utilização de exemplos concretos contribuiu para que os participantes identificassem situações que podem configurar assédio. “Informação e conscientização são essenciais para que os servidores se sintam seguros, valorizados e protegidos, garantindo o bom funcionamento do serviço público”, destacou.
A Ouvidoria foi apresentada como a principal ferramenta para denúncias, reforçando seu papel no combate ao assédio.
Para a controladora-geral do Estado, Sâmara Suruagy, a iniciativa representa mais um passo do Governo de Alagoas em prol da integridade e do bem-estar no serviço público. “O ato de denunciar é uma responsabilidade social, sendo uma poderosa ferramenta contra o assédio. Para isso, contamos com a Ouvidoria, acessível de qualquer lugar pelo site e-ouv.al.gov.br. O anonimato é garantido, com acompanhamento processual feito pela Controladoria”, explicou.
Ao longo de 2025, outras ações educativas e de sensibilização estão previstas, reafirmando o compromisso da CGE com a construção de ambientes de trabalho mais respeitosos, éticos e saudáveis em todo o Estado.
%20(6).jpeg)
Campanha contra o assédio
No dia 2 de maio, data em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho, a CGE, em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), lançou uma campanha voltada ao enfrentamento dessa prática, com foco no incentivo à denúncia.
Em seu segundo ano consecutivo, a campanha visa conscientizar, prevenir e valorizar o servidor público, reforçando a importância da denúncia como instrumento fundamental no combate às irregularidades.
*Com Assessoria