Colabore com o Eufemea
Advertisement

Sesau promove Fórum Perinatal para fortalecer ações de prevenção à mortalidade materna no SUS

Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta segunda-feira (30), o VI Fórum Perinatal, com o tema “Fisioterapia Obstétrica como ferramenta para melhorar o cuidado no parto e fortalecer políticas de prevenção de mortalidade materna no Sistema Único de Saúde (SUS)”. O evento aconteceu das 8h às 12h, no auditório da Faculdade Estácio, no bairro Jatiúca, em Maceió.

Voltado para profissionais da Atenção Primária em Saúde, gestores municipais e hospitalares, além de equipes que atuam diretamente no cuidado à gestante e ao recém-nascido, o Fórum Perinatal proporcionou um espaço de troca de experiências. Ele também representou aos participantes um momento de atualização sobre práticas baseadas em evidências, que contribuem para reduzir complicações durante o parto e os índices de mortalidade materna e neonatal no estado.

Segundo a assessora técnica da Rede Alyne, Deyse de Andrade, a realização do Fórum Perinatal é fundamental para construir uma rede de cuidado cada vez mais eficiente, humanizada e segura para as mulheres. “O Fórum Perinatal é um espaço estratégico, que visa mobilizar e capacitar os profissionais de saúde, visando aprimorar a assistência materno-infantil”, enfatizou.

Ainda de acordo com Deyse Andrade, o Fórum Perinatal é um momento em que a Sesau reúne os gestores, trabalhadores da linha de frente da assistência e especialistas para sensibilizar sobre a urgência de reduzir a mortalidade materna.

“Precisamos promover o cuidado qualificado e garantir que as mulheres tenham acesso a um parto seguro e respeitoso. Isso só é possível com atualização constante, construção de alianças e incorporação de práticas baseadas em evidências, tanto no Brasil quanto internacionalmente”, destacou a enfermeira da Rede Alyne.

Além de ser aberto a todos os profissionais de saúde, o Fórum Perinatal, que ocorre todos os meses, teve um foco especial na atuação dos fisioterapeutas. A facilitadora convidada foi Ana Lívia Oliveira, fisioterapeuta do Hospital da Mulher de Alagoas (HMA), que compartilhou experiências e técnicas que contribuem para o alívio da dor, a preparação para o parto e a redução de intervenções desnecessárias.

*Com Assessoria