Colabore com o Eufemea
Advertisement

O que toda mulher deveria saber antes de colocar o DIU e onde fazer de graça em Maceió

Foto: Joyce Marques

Ter autonomia sobre o próprio corpo também passa por acesso à informação e métodos contraceptivos seguros. No primeiro semestre deste ano, o Ambulatório Estadual de Planejamento Reprodutivo, que funciona dentro do Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió, realizou 327 inserções de DIU de cobre, um dos métodos mais eficazes para evitar gravidez não planejada.

O ambulatório, que atende exclusivamente pelo SUS, também realizou 622 consultas e 143 exames de ultrassonografiaentre janeiro e junho. A avaliação por imagem é fundamental para entender as condições da região uterina e garantir a segurança no uso do dispositivo.

Segundo a médica Rafaela Freitas, o procedimento é feito com cuidado e acompanhamento clínico. “O DIU de cobre funciona como espermicida, dificultando o encontro do espermatozóide com o óvulo, evitando a fecundação. Uma vez inserido, a paciente precisa fazer acompanhamento com exames de imagem para verificar se o dispositivo está posicionado corretamente”, explicou.

O processo de inserção começa com a consulta médica e exige alguns exames prévios. “A ultrassonografia endovaginal é importante para descartar alterações estruturais do útero, como, por exemplo, miomas ou útero septado. Já a citologia é importante para descartar ou diagnosticar malignidades do colo uterino ou o HPV”, orienta Rafaela.

A recomendação é que a paciente leve exames recentes de citologia e ultrassonografia endovaginal, com até dois anos de validade. Também é necessário realizar o exame de Beta HCG para excluir a possibilidade de gravidez antes do procedimento. Caso a mulher ainda não tenha esses exames, eles podem ser solicitados na consulta e realizados no próprio hospital, conforme disponibilidade de agendamento.

O acompanhamento continua após a inserção do DIU: com 45 dias, a paciente retorna para uma nova ultrassonografia e avaliação da posição do dispositivo, garantindo que tudo esteja funcionando corretamente.

Como ter acesso ao serviço?

O Ambulatório Estadual de Planejamento Reprodutivo funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h, no Hospital da Mulher, localizado no bairro Poço, em Maceió. Para agendar a primeira consulta, é necessário apresentar:

  • Documento oficial com foto
  • Cartão do SUS
  • Comprovante de residência

Mais do que números, esses atendimentos representam uma rede de cuidado, acolhimento e autonomia para milhares de mulheres em Alagoas. E tudo isso, de forma pública e gratuita.

*Com Assessoria

plugins premium WordPress