Foto: Assessoria
A quinta-feira foi de festa na Escola Estadual Rotary, no Tabuleiro do Martins, em Maceió. Sessenta alunos do 5º ano celebraram a formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, projeto da Polícia Militar de Alagoas que tem transformado vidas há mais de duas décadas no estado.
Durante meses, os estudantes participaram de aulas com as policiais sargento Carmem e cabo Elisa. Eles aprenderam sobre os perigos do uso de drogas, como resistir à pressão dos colegas, evitar o bullying e fazer escolhas mais conscientes.
Além da formatura, o dia contou com uma programação especial para toda a escola. Alunos do 1º ao 5º ano participaram de oficinas e conheceram de perto o trabalho dos batalhões da PM. Viaturas, equipamentos, cavalos, cães farejadores e até ações com os grupos especializados fizeram parte da programação.
O momento mais emocionante ficou por conta da história do aluno Ryan. Ele repetiu os passos da mãe, Rayane, que também foi aluna do Proerd quando tinha a idade dele. Os dois viveram um reencontro simbólico com o projeto que marcou gerações.
“Estou muito emocionada. É um dia inesquecível que, assim como ficou marcado na minha vida, ficará na vida do meu filho”, disse Rayane, orgulhosa. Já Ryan completou com um sorriso no rosto “Fico muito feliz sabendo que ela fez a mesma coisa que eu. Aprendi que não devemos fazer bullying e também que devemos ficar longe das drogas”.
A coronel Valdenize Ferreira, gerente do Proerd, fez questão de destacar a importância desse trabalho. Para ela, o programa vai muito além de um currículo escolar. “A formatura representa o início de uma nova consciência. Queremos contribuir com a formação cidadã, oferecendo ferramentas que preparem esta geração para enfrentar os desafios da vida com responsabilidade e respeito ao próximo”, afirmou.
Inspirado no modelo americano DARE, o Proerd existe em Alagoas desde 2002. Desde então, quase meio milhão de estudantes já passaram pelo programa. Com apoio da escola, da família e da comunidade, o leãozinho mascote segue ensinando crianças e adolescentes a escolherem o caminho do bem.
*Com Assessoria