Colabore com o Eufemea
Advertisement

Amamentar no trabalho sem constrangimento? Esse projeto do governo quer tornar isso possível

Pensando em proporcionar um espaço seguro, confortável e acolhedor para as mães servidoras, colaboradoras e terceirizadas que precisam amamentar ou realizar a ordenha após o retorno da licença-maternidade, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) iniciou em 2024 a implantação do protejo de Salas de Amamentação nos ministérios integrantes do Centro de Serviços Compartilhados, o ColaboraGov .

A primeira Sala de Amamentação foi inaugurada no Bloco C, e hoje atende mães que trabalham nos ministérios da Igualdade Racial; dos Povos Indígenas; das Mulheres; da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; do Desenvolvimento Agrário e Familiar; e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A partir dessa experiência, o MGI deu sequência ao projeto, e uma nova unidade está em fase de implantação no Bloco K, aguardando a finalização do pregão para aquisição de mobiliário e eletrodomésticos específicos.

Ainda neste mês de agosto, será aberta uma Intenção de Registro de Preços, o que vai permitir que outros órgãos interessados também possam aderir e estruturar seus próprios espaços de forma padronizada e acolhedora. Além de apoiar as mães no retorno ao trabalho, a ação reafirma a importância da amamentação para a saúde e o desenvolvimento infantil.

Os projetos das Salas de Amamentação são cuidadosamente pensados para garantir conforto e praticidade. Cada sala conta com cabines individuais, poltronas de amamentação, ambiente climatizado, refrigerador com termômetro digital para armazenamento seguro do leite materno, micro-ondas, esterilizador de mamadeiras, trocador de fraldas e pia para higienização, além de outros utensílios de apoio.

COLABORAGOV

A iniciativa integra o ColaboraGov , um projeto do MGI que busca construir um novo jeito de organizar as atividades de apoio nos ministérios, de forma colaborativa e humanizada.

O MGI planeja seguir com a implantação das Salas de Amamentação para todos os edifícios sob gestão do ColaboraGov , com estudos individualizados e padronização das estruturas, de forma que esses espaços se tornem referência em acolhimento e cuidado.

*Com Assessoria

plugins premium WordPress