Colabore com o Eufemea
Advertisement

Eufêmea fortalece debate em evento sobre boas práticas jornalísticas no combate à violência contra a mulher

Foto:  Thiago Sampaio

Dezenas de profissionais da comunicação participaram, nesta quinta-feira (21), da 11ª edição do Tendências & Soluções, que teve como foco boas práticas na cobertura jornalística sobre violência de gênero. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), aconteceu no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e reuniu especialistas nacionais e locais.

A iniciativa integra a política pública Alagoas Lilás, que tem como objetivo ampliar ações de prevenção e proteção às mulheres, com foco no combate à violência de gênero.

Jornalismo como ferramenta de transformação

A programação contou com debates sobre o papel da imprensa, apresentação de ferramentas de apoio e reflexões sobre como o jornalismo pode atuar não apenas na denúncia, mas também como instrumento de equidade de gênero e transformação social.

Entre as convidadas, esteve Raissa França, fundadora da Eufêmea, primeira agência de jornalismo feminino em Alagoas. Durante sua participação, ela destacou os riscos de narrativas tradicionais que ainda culpabilizam as vítimas de violência.

“Muitas vezes, ao noticiar casos de feminicídio, a imprensa ainda reproduz termos como ‘crime passional’ ou ‘inconformado com o término’. Esse tipo de abordagem transfere a culpa para a mulher e normaliza a violência. Precisamos pensar em novas formas de contar essas histórias, sem revitimizar quem já sofreu tanto”, afirmou.

Reflexões e práticas apresentadas

Além da Eufêmea, participaram do debate Carla Egydio (Agência de Jornalismo Digital – Ajor), Mari Leal (Revista AzMina), Lola Ferreira (Gênero e Número) e Beatriz Acciolly (Instituto Natura). As especialistas compartilharam experiências sobre como o jornalismo pode assumir uma postura mais responsável, inclusiva e cuidadosa na abordagem de casos de violência contra mulheres.

O encontro também contou com representantes da Polícia Militar, que destacaram a importância da cobertura qualificada para fortalecer canais de denúncia, como o 190, o site e o aplicativo disponíveis para vítimas.

Fortalecendo o jornalismo com propósito

Para o secretário de Comunicação, Wendel Palhares, a iniciativa reforça o compromisso da Secom com a formação continuada dos profissionais.

“A comunicação tem o poder de mudar realidades. Não podemos tratar a violência contra a mulher apenas como mais uma notícia. Temos a obrigação de promover reflexão, garantir respeito às vítimas e ajudar na transformação de uma cultura que, infelizmente, ainda reproduz violências diárias”, declarou.

O Ciclo Tendências & Soluções acontece em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, e representa o interesse em capacitar os profissionais alagoanos.

“O Sindjornal está sempre apoiando eventos que reúnam a comunicação do Estado, pois entendemos que a cobertura jornalística precisa desse debate, pois muitas vezes chegamos ao momento em que o crime acontece e podemos contribuir mostrando a vítima de uma forma que não a revitimize”, expõe o presidente do Sindjornal, Alexandre Lino.

*Com Assessoria

plugins premium WordPress