Colabore com o Eufemea
Advertisement

Primeira-dama Janja e Anielle Franco visitam cooperativa de marisqueiras em Maceió nesta quarta

Foto: Instagram ministra Anielle

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e a primeira-dama, Janja da Silva, iniciam nesta terça-feira (12) uma maratona de compromissos pelo Nordeste. A agenda inclui passagens por Pernambuco, Alagoas e Bahia, com eventos voltados ao fortalecimento de mulheres pescadoras e marisqueiras, juventude negra, povos de terreiro e cultura. Nesta quarta-feira (13), a ministra e a primeira-dama estarão em Alagoas.

A comitiva também contará com a presença dos ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura), Renan Filho (Transportes) e Margareth Menezes (Cultura).

Primeira parada: Pernambuco

Em Itapissuma, Anielle visita uma colônia de pescadoras e acompanha a adesão do município ao Plano Juventude Negra Viva — iniciativa do Ministério da Igualdade Racial para reduzir vulnerabilidades e ampliar direitos da juventude negra.

“Que essa adesão seja o início de uma jornada de transformações reais. A juventude negra quer viver. E a hora de garantir isso é agora”, disse a ministra.

O Ministério das Comunicações também fará a entrega de 50 computadores para capacitar moradores locais e ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Em Alagoas: força das marisqueiras

Na quarta-feira (13), a ministra chega a Maceió para visitar a Cooperativa de Marisqueiras Mulheres Guerreiras (Coopmaris). Cerca de 100 mulheres vão discutir associativismo e cooperativismo, venda direta do pescado, preservação ambiental da Lagoa Mundaú e aproveitamento da casca do sururu.

Encerramento na Bahia

Na sexta-feira (15), Anielle participa, em Cachoeira, da entrega do título de Promotora da Igualdade Racial à Irmandade da Boa Morte — uma das entidades religiosas afro-brasileiras mais tradicionais do país. Também será formalizada a adesão à Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana.

“Precisamos estar ao lado da população para ouvir, dialogar e entregar políticas que melhorem a vida das pessoas”, destacou Anielle Franco, reforçando a importância de racializar agendas em todas as pastas para enfrentar desigualdades.

*com Assessoria

plugins premium WordPress