Foto: Ascom Secti
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou, na quarta-feira (17), em Brasília (DF), o Pacto Nacional pelos Indicadores Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa contará com investimento de R$ 13,36 milhões para fortalecer a produção de indicadores em todo o país, investindo em bolsas, capacitação e infraestrutura.
Com o novo projeto, cada estado terá pelo menos um cientista de dados, garantindo maior capacidade de análise e gestão de informações estratégicas.
No evento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, assinou a portaria que cria a Rede Nacional de Indicadores Estaduais de CT&I, estabelecendo as responsabilidades e a estrutura de governança da iniciativa, que terá como missão apoiar a produção e o uso de indicadores de ciência, tecnologia e inovação nos estados e no Distrito Federal.
Segundo a ministra, a Rede Nacional de Indicadores Estaduais vai proporcionar uma melhor organização das políticas públicas estaduais em CT&I.
Também foi formalizado o protocolo de intenções com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que marca a retomada das atividades da rede, com foco na construção de indicadores estaduais alinhados a padrões internacionais, na unificação de metodologias e na garantia de comparabilidade entre as unidades da Federação.
O pacto integra ações do projeto Ciência de Dados pelo Brasil, que destina recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), operacionalizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
*Com Assessoria