Colabore com o Eufemea
Advertisement

Alagoas Lilás: Seinfra promove palestra sobre enfrentamento à violência contra a mulher

Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) promoveu o evento “Alagoas Lilás: fortalecendo redes de apoio às mulheres”, voltado aos servidores e as servidoras do órgão. A iniciativa buscou ampliar o diálogo sobre políticas públicas, rede de apoio e mecanismos de enfrentamento à violência contra a mulher.

A ação integra o Alagoas Lilás, a primeira política pública estadual permanente contra a violência doméstica que incentiva a criação e o fortalecimento de redes de acolhimento, proteção e empoderamento feminino em todo o estado.

O evento contou com a participação de quatro palestrantes: major Íris Dayana, com 21 anos de carreira na segurança pública e atual chefe da Patrulha Maria da Penha; tenente Karol Dias, há 19 anos policial militar e atual subcomandante da 2º Companhia Independente; Thaís Cabral, psicóloga e gerente da Força de Trabalho da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); e Karla Gusmão, policial militar lotada na Patrulha Maria da Penha e assistente social da Rede de Apoio às Violências (RAV).

Durante as palestras, as especialistas destacaram a importância de identificar situações de vulnerabilidade, oferecer suporte adequado, divulgar os canais de denúncia e atendimento, como os Centros de Referência da Mulher, a Patrulha Maria da Penha, o Disque 180 e a relevância e benefícios de ter um acompanhamento psicológico.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Torres, o evento fortalece as redes de apoio e argumenta que o enfrentamento da violência de gênero é uma responsabilidade coletiva.

“Promover esse debate dentro da Seinfra é reafirmar nosso compromisso com a proteção e valorização das mulheres. O Alagoas Lilás é uma política pública pioneira e queremos que cada servidor e servidora seja também um multiplicador dessa mensagem, dentro e fora do nosso ambiente de trabalho”, afirmou.

A ação foi proposta pelo Gabinete, pela Superintendência de Projetos Sociais e pela Comissão Lilás da Seinfra, mais uma medida do Governo Paulo Dantas que cria núcleos nos órgãos estaduais para discutir políticas públicas e pautar o combate à violência contra a mulher em diversos âmbitos. Na ocasião, os servidores foram capacitados para que atuem como multiplicadores dos direitos das mulheres e dos mecanismos de proteção.

“A Comissão Interna Lilás representa um avanço na consolidação de políticas de prevenção e enfrentamento a violência contra a mulher aqui em nosso estado. O evento nos fortaleceu e nos fez lembrar que juntos podemos construir uma sociedade mais segura e justa para todas as mulheres”, afirmou Sheyla Almeida, supervisora de movimentação funcional e integrante da Comissão Lilás da Seinfra.

*Com Assessoria

plugins premium WordPress