Colabore com o Eufemea
Advertisement

Alagoas vai para o Canadá: startup alagoana é selecionada para expansão internacional em programa global

Foto: Cortesia

A startup alagoana Sandora, especializada em inteligência artificial aplicada à prevenção de riscos psicossociais e combate ao assédio no ambiente de trabalho, foi selecionada como uma das 15 startups brasileiras para participar do Hamilton-Niagara Bootcamp 2025, promovido pela Global Startups, no Canadá.

A Sandora é a única representante do estado de Alagoas, o que marca um feito inédito para o ecossistema local de tecnologia e inovação. Durante o programa, a empresa passará por um circuito estratégico de expansão internacional com atividades em Toronto, Hamilton e Niagara, incluindo participação no Toronto Global Forum, onde estarão reunidos líderes globais de governo, grandes empresas, investidores e instituições internacionais.

“Levar a Sandora para o Canadá representa não apenas um marco para nossa trajetória, mas uma conquista histórica para o ecossistema de inovação de Alagoas, que tem muito a contribuir com soluções de impacto global,” afirma Meline Lopes, CEO e fundadora da Sandora.

O cenário canadense reforça a urgência da missão da Sandora. Estima-se que 500 mil trabalhadores deixem de comparecer ao trabalho semanalmente no país devido a questões de saúde mental, com impactos econômicos que ultrapassam CA$ 51 bilhões por ano. A legislação canadense prevê multas de até CA$ 250 mil para empresas que descumprirem normas de prevenção ao assédio e aos riscos psicossociais.

A Sandora chega a esse novo momento após ser reconhecida em premiações nacionais como vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria Inovação e Tecnologia, e aprovada nos dois maiores editais de fomento do estado: Centelha e Tecnova, totalizando mais de R$ 600 mil em investimentos públicos captados.

“Do coração de Alagoas para o mundo, estamos levando a nossa tecnologia que protege vidas, fortalece culturas organizacionais e garante conformidade com legislações nacionais e internacionais. Vamos mostrar que é possível exportar tecnologia com propósito — feita por mulheres, do Nordeste, para o mundo”, completa Meline.

A Sandora é uma plataforma completa de compliance de gênero, que combina inteligência artificial com acessibilidade, canais seguros, diagnóstico de riscos, treinamentos e suporte individualizado. Já impactou diretamente mais de 15 mil pessoas protegidas, sendo utilizada por empresas privadas, órgãos públicos e instituições em todo o Brasil.

*Com Assessoria

plugins premium WordPress