Foto: Assessoria
Alunos do ensino médio técnico do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participaram, nos dias 8, 9 e 10 deste mês, do Ideathon “Iapois”, realizado no campus Maceió, no Centro da capital. A maratona de ideias, organizada pelo Ifal em parceria com a Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), teve como objetivo estimular a geração e o desenvolvimento de soluções inovadoras em áreas como indústria farmacêutica, mecânica, sensores e sustentabilidade.
Ao todo, onze equipes de estudantes entre 15 e 16 anos participaram do desafio. Três delas foram premiadas, recebendo juntos valores que somam R$ 10 mil.
Durante a imersão, os alunos tiveram contato com metodologias modernas de inovação. As equipes começaram com oficinas sobre Design Thinking, abordagem centrada nas pessoas para a resolução de problemas complexos, e seguiram para mentorias com o Mentoring Team, programa do Governo de Alagoas que oferece assessoria especializada para empreendedores e startups.
O trabalho contou ainda com o apoio do Sebrae Alagoas e de representantes da iniciativa privada. Além disso, os jovens participaram de atividades sobre modelagem de negócios, proposta de valor e segmentação de clientes, ministradas por profissionais renomados do estado.
Para a líder de Aceleração de Startups na Secti, Isabella Mariano, a qualidade dos projetos surpreendeu a todos. “Nós ficamos muito satisfeitos com o que vimos durante os três dias e, principalmente, na apresentação final. Projetos com um potencial incrível, de alto nível de conhecimento, que surpreenderam até os investidores presentes nas bancas de avaliação. Isso mostra que Alagoas está no caminho certo da inovação, plantando essas sementinhas nesses jovens”, destacou.
O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Silvio Bulhões, ressaltou a importância do incentivo à inovação desde cedo e reafirmou o compromisso do Governo de Alagoas em fortalecer o ecossistema de empreendedorismo.
“O Ideathon Iapois mostra o quanto a juventude alagoana tem talento e capacidade de transformar ideias em soluções reais para a sociedade. É por isso que continuaremos investindo em programas que despertam o espírito inovador e empreendedor dos nossos estudantes. Essa é a base para que Alagoas avance cada vez mais no cenário da ciência e da tecnologia”, afirmou Bulhões.
A estudante Sara Evelyn, integrante da equipe Zeaplast, 1º colocada, destacou o impacto da experiência. “A gente não tinha tanta noção de como colocar a nossa ideia para frente, mas com a oportunidade de poder entrar no Iapois, de competir e mostrar do que somos capazes, tudo ficou mais claro. Saímos daqui com outra visão, mais empreendedora e inovadora. Isso é maravilhoso, uma alegria imensa. Gostaria de agradecer ao Ifal, Secti e Fapeal por terem nos dado a chance de mostrar tudo o que os jovens da nossa geração podem oferecer ao mundo”, disse a aluna.
Conheça os três projetos vencedores
1º lugar – Equipe Zeaplast
A equipe desenvolveu a solução inovadora com a criação de um plástico biodegradável, produzido a partir da mandioca, para aplicação em canudos, pratos e copos descartáveis, reduzindo a poluição e promovendo sustentabilidade com base na economia local.
2° lugar – Equipe Onda
Criaram uma solução completa que combina IoT e Inteligência Artificial: sensores instalados coletam dados em tempo real, que são enviados para a nuvem, onde uma IA treinada em “machine learning” analisa padrões e fornece diagnósticos preditivos, permitindo às empresas reduzir custos, evitar penalidades e aumentar a eficiência operacional.
3º lugar – Equipe Ironcut
Desenvolveram uma solução baseada em modelagem com gabaritos de corte, garantindo medidas e ângulos precisos para todos os tipos de junções de perfis quadriculados, sem a necessidade de solda. A proposta utiliza Metalon e elementos de fixação trazendo economia, segurança e a eliminação da exposição a riscos à saúde de uma forma inovadora.
*Com Assessoria