Colabore com o Eufemea
Advertisement

Reunião do Comitê Estadual da Renalfa discute alfabetização e Saveal em Alagoas

Foto: Assessoria

Educadores estiveram reunidos no auditório da 13ª Gerência Especial de Educação, no Cepa, durante o encontro do Comitê Estratégico Estadual da Rede Nacional da Alfabetização (Renalfa). O evento teve como pauta central o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e contou com a presença de representantes de diferentes instâncias da educação em Alagoas.

A reunião foi conduzida pela superintendente do Sistema Estadual de Ensino e Cooperação com os Municípios, Dileusa Costa, que destacou a relevância do momento. Segundo ela, além de alinhar ações para a alfabetização, a pauta incluiu a avaliação do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal), prevista para ocorrer em breve e que irá medir o desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática.

Pauta do encontro

“Esse encontro é fundamental, pois envolve União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Conselho Estadual de Educação (CEE), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e regionais. São instituições que compartilham o compromisso de garantir que nossas crianças sejam alfabetizadas na idade certa”, ressaltou Dileusa.

Durante a reunião, foram socializadas experiências e encaminhamentos trazidos de fóruns e seminários nacionais das quais a coordenação estadual da Renalfa, representada por Dileusa e pela superintendente do Desenvolvimento do Ensino Infantil, Fundamental e Políticas Educacionais, Fabiana Dias, participou. O espaço também serviu para ouvir sugestões e demandas dos integrantes do comitê, reforçando o caráter colaborativo da política de alfabetização.

Impactos dos programas e provas

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, que preside o comitê, destacou que os avanços obtidos pelo regime de colaboração entre Estado e municípios têm gerado resultados expressivos. Um dos exemplos citados é o Programa Criança Alfabetizada, braço do Programa Escola 10, que já impacta cerca de 80 mil estudantes em fase de letramento com formações continuadas, distribuição de material didático e bolsas para articuladores.

O encontro reforçou ainda o papel estratégico do Saveal, sistema de avaliação que há mais de duas décadas subsidia gestores e escolas na construção de políticas educacionais e práticas pedagógicas mais eficazes. A edição de 2023 avaliou cerca de 129 mil estudantes e, neste ano, volta a ter papel essencial no acompanhamento das aprendizagens, especialmente na etapa de alfabetização.

*Com Assessoria

plugins premium WordPress