Foto: Ascom/Cria
O Dia das Crianças é uma data que enche de significado o trabalho da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria). Mais do que um dia de celebração, é o momento de reafirmar que cada política pública, cada entrega e cada ação são, na verdade, presentes que chegam, dia após dia, às crianças alagoanas – presentes que transformam vidas, abrem caminhos e constroem futuros.
Neste ano, o maior presente veio em agosto, com o lançamento do Plano Estadual pela Primeira Infância (Pepi). Um marco histórico para o estado, o plano foi construído de forma coletiva e inédita: ouviu crianças em situação de rua, quilombolas, imigrantes venezuelanas, crianças ciganas, socioeducandas, cuidadores de crianças com deficiência, além de especialistas, organizações sociais e representantes de todas as regiões de Alagoas em audiências públicas. Dessa escuta nasceram diretrizes que irão orientar, pelos próximos 10 anos, o cuidado e a proteção da infância em toda a sua diversidade.
.jpg)
O ano de 2025 também trouxe avanços importantes. O projeto Alagoas Sem Fome na Infância chegou às famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo dignidade e alimentação de qualidade, capacitando agentes que irão atuar nas linhas de frente, que, ao todo, vão beneficiar 55 municípios. O Circuito Formativo fortaleceu o trabalho dos profissionais que cuidam e educam nas creches, elevando a qualidade do atendimento.
As creches Cria, por sua vez, continuam a simbolizar cuidado e futuro. Hoje, já são 79 unidades entregues em todo o estado, sendo a mais recente em Traipu. E só em 2025 foram assinadas mais de 10 ordens de serviço para novas construções, ampliando cada vez mais o acesso a espaços de aprendizado e acolhimento.
As creches seguem sendo um espaço de acolhimento que facilita cada vez mais a vida de milhares de alagoanos, como é o caso de Roseane Nascimento, mãe das gêmeas Amanda e a Alice na creche Cria da Grota do Cigano, que conseguiu mais tempo para as atividades do dia a dia sabendo que suas filhas estão em um lugar seguro e bem cuidado.
“Sou muito grata ao Governo de Alagoas pelas creches Cria. Uso a da Grota do Cigano, e ela ajuda muito no nosso dia a dia. Amanda e Alice adoram ficar lá e recebem muito carinho. Enquanto elas estão na creche, consigo cuidar da casa e fazer coisas que antes não dava tempo”, disse.
.jpg)
Ao celebrar o Dia das Crianças e refletir sobre os avanços alcançados pela política da Primeira Infância em Alagoas, a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, reforça o propósito que orienta cada ação da pasta.
“Cada criança de Alagoas merece viver plenamente sua infância. O Dia das Crianças nos lembra da nossa missão, mas a verdade é que celebramos essa data todos os dias, em cada ação da Secretaria. O Plano Estadual da Primeira Infância é a prova desse compromisso, porque nasceu ouvindo as crianças e as famílias que mais precisam”, destaca a secretária.
Neste 12 de outubro, o Governo de Alagoas reforça: a infância é prioridade absoluta. Porque cuidar das crianças hoje é garantir que o amanhã seja mais justo, humano e cheio de oportunidades para todos.
*Com Assessoria