Foto: Assessoria
A secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque, se reuniu nessa quarta-feira (08) com os juízes do 1º e 2º Juizados da Mulher de Maceió, Soraya Maranhão e Diego Dantas, para discutir possíveis parcerias entre a Secretaria da Mulher (Semu) e o Poder Judiciário. O objetivo é fortalecer a rede de proteção às vítimas de violência doméstica no estado.
Durante o encontro, foi apresentado o programa “João e Maria”, que oferece atendimento especializado a crianças de zero a seis anos inseridas em contextos de violência doméstica.
Marília Albuquerque destacou a importância da cooperação entre os órgãos. “Nosso papel é fortalecer a rede. Somos uma secretaria transversal e precisamos de parceiros. Toda parceria é bem-vinda, especialmente essa. Esse projeto parte de uma medida protetiva, e tem todo um acompanhamento que é feito depois. Essa mulher pode ser capacitada e enviada para o mercado de trabalho”, afirmou.
A iniciativa foi criada pela juíza Soraya Maranhão e já recebeu reconhecimento nacional por meio de premiação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “O programa atende filhos de mulheres vítimas de violência doméstica. Identificamos as demandas tanto da mulher quanto da criança e fazemos a articulação com os serviços públicos, como acesso a creches e atendimento psicológico”, explicou a magistrada.
O juiz Diego Dantas também ressaltou a relevância do diálogo entre Judiciário e Executivo no enfrentamento à violência contra a mulher. “É fundamental somar esforços. A violência doméstica ainda apresenta índices elevados e só por meio de parcerias consistentes será possível romper esse ciclo”, disse.
*Com Assessoria