Colabore com o Eufemea
Advertisement

Dia da Policial Feminina é comemorado com manhã de integração na PM-AL

Foto: Igor Lessa

A manhã desta sexta-feira (28) foi de muita alegria, movimento e integração para mulheres que compõem as fileiras da Polícia Militar de Alagoas. No dia em que, conforme a Lei nº 8.118/2019, é comemorado o Dia da Policial Militar Feminina do estado, um evento especial foi reservado para elas.

O ato festivo quebrou a rotina, foi além dos muros dos quartéis e aconteceu ao ar livre, em uma das áreas do Clube da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal), no Trapiche da Barra, em Maceió. A programação foi organizada pela Diretoria de Comunicação Social (DCS) da PM. Começou com o rito militar, seguido de atividade física, encerrando com café da manhã e sorteio de brindes.

A equipe do Departamento de Educação Física e Desporto (DEFD) conduziu os alongamentos, o aquecimento e o treino intervalado de alta intensidade (HIIT), encerrando com um momento de relaxamento.

“Diferente dos anos anteriores, em auditórios e ambientes fechados que nos são tão comuns, a proposta foi trazê-las para uma manhã diferente, de pausa na correria do dia a dia e de cuidado com a saúde. Agradecemos ao DEFD pelo brilhante trabalho e a todos os que apoiaram este evento”, destacou a tenente-coronel Josiene Lima, diretora de Comunicação Social da PM.

As participantes se envolveram com as atividades. Entre um movimento e outro, a soldado Marcília Filha (uma das mais recrutas entre as presentes) falou sobre a satisfação de ser mulher e PM.

“Para mim, é um orgulho poder comemorar essa data novamente. Para mim, que estou nas ruas, é muito satisfatório estar patrulhando e ver as crianças olhando pra mim e falando com alegria: ‘é uma mulher!’. Sim! É uma mulher. Numa profissão composta majoritariamente por homens, elas enxergam uma figura feminina representando, e isso é de suma importância. Eu fico sempre muito feliz, orgulhosa de mim e orgulhosa de todas nós que compomos a Polícia Militar”.

O evento também promoveu um encontro, ou melhor, reencontro de gerações entre a própria soldado Filha, que integrou a turma 2023 do Curso de Formação de Praças (CFP), e a tenente da Reserva Remunerada, Silviany Domingues, que fez parte da primeira turma de soldados femininos da PM, em 1989 (saiba mais na Reportagem Especial). A militar do 13º Batalhão está no início da carreira e pôde rever aquela que, além de pioneira, também foi sua instrutora na disciplina Valorização do Veterano durante o CFP.

A tenente Silviany também foi convidada para o momento de honra ao veterano, e recebeu a continência de todos os militares presentes. “Em nome das mulheres pioneiras da Polícia Militar de Alagoas, saúdo a todas as policiais militares pela celebração deste dia. Que o nosso legado continue a inspirar e fortalecer cada uma em sua nobre missão de servir e proteger”.

A major Pollyanna Almeida, da 4ª Seção do Estado-Maior Geral (EMG) também falou sobre a relevância da data e de ser policial militar. “É muito importante esse reconhecimento do trabalho da policial enquanto mulher na corporação. A data e este evento vêm enaltecer o trabalho da PM e reforçar o quanto a presença da policial feminina é importante, tanto internamente quanto, principalmente, para a sociedade. As mulheres são maioria na população e, quando elas veem uma de nós fardada, muitas vezes se reconhecem e despertam o desejo de também se tornar policial. Muitas vezes, na rua, já me deparei com meninas chegando e dizendo: ‘ah, eu quero ser policial quando crescer’. Acho isso muito gratificante”, declarou o oficial.

*Com Assessoria

plugins premium WordPress