Foto: Assessoria
Durante a solenidade de abertura do 1º Workshop de Captação de Recursos Alternativos para Corpos de Bombeiros Militares da Região Nordeste, realizada na manhã desta quarta-feira (26), em Maceió, a diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), Camila Pintarelli, destacou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) na execução e utilização dos recursos federais.
Em seu discurso, Camila ressaltou que Alagoas vem se consolidando como referência nacional na aplicação dos recursos do Fundo, especialmente pelos modelos adotados nos processos de licitação e compras públicas.
“Alagoas tem sido um exemplo para todo o país na forma responsável, transparente e eficiente de utilizar os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Os modelos de licitação adotados pelo estado são hoje referência para outras unidades da federação”, afirmou.
A diretora também afirmou que as boas práticas desenvolvidas pela SSP alagoana deverão ser adotadas em âmbito nacional pelo próprio Ministério da Justiça e Segurança Pública.
“O modelo de contratação e execução desenvolvido pela Segurança Pública de Alagoas é tão sólido que já está sendo utilizado como base pelo Ministério da Justiça. É uma experiência exitosa que queremos replicar em outros estados”, afirmou.
O secretário interino da Segurança Pública de Alagoas, coronel Jairion Melo, agradeceu a presença da diretora e parabenizou o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas pela iniciativa do evento.
“Receber a diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública em Alagoas fortalece ainda mais nosso compromisso com a boa gestão dos recursos públicos. Parabenizo o comandante-geral do CBMAL, coronel Sérgio Verçosa, pela realização deste workshop que certamente contribuirá para o fortalecimento das instituições de segurança em todo o Nordeste.”
O evento também contou com a presença do tenente-coronel Jobasine, representando o Fundo Especial para Segurança Pública, reforçando a integração entre as instituições e o alinhamento técnico com os fundos voltados ao fortalecimento das políticas públicas de segurança.
O workshop segue até esta quinta-feira (27) e reúne mais de 75 bombeiros militares do Nordeste, além de autoridades e especialistas de diversas regiões do país.
A iniciativa surgiu a partir de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e a empresa Resgatécnica – Equipamentos para Resgate e Salvamento, em resposta à necessidade crescente de diversificação das fontes de financiamento, considerada essencial para o fortalecimento institucional das corporações.
A programação é voltada à troca de experiências e à capacitação de profissionais que atuam nas áreas de planejamento, finanças, elaboração de projetos, convênios e captação de recursos, ampliando a capacidade técnica dos Corpos de Bombeiros Militares na estruturação de soluções sustentáveis.
*Com Assessoria