Colabore com o Eufemea
Advertisement

Feira da Agricultura Familiar movimenta Maceió até domingo: veja horários, atrações e produtos

Foto: Assessoria

A 2ª edição da Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Cooperativismo já está acontecendo em Maceió. O evento começou nesta quinta-feira (13) e segue até domingo (16), no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca. A programação reúne produtores rurais, cooperativas, empreendimentos locais e autoridades de várias regiões do estado.

A feira é promovida pelo Governo de Alagoas, por meio da Seagri e da Sedics, em parceria com a Unicafes Alagoas. Ela também integra o Circuito Nordestino de Feiras, que passará por outros estados até chegar ao Maranhão, onde ocorrerá a Fenafes.

Destaques da edição

Durante a abertura, o secretário de Agricultura, Marcelo Melo, lembrou que a feira ficou entre as mais bem-sucedidas do Nordeste em 2024, alcançando o 4º maior faturamento da região. Neste ano, a programação foi ampliada: além da venda direta de produtos, há espaço infantil, além de agendas de conexões comerciais com hotéis, bares e restaurantes.

Segundo o secretário, a proposta é aproximar produtores do setor privado, eliminando intermediários e ampliando o mercado para além da merenda escolar. A ideia é fortalecer negócios que permitam que produtos da agricultura familiar cheguem a todo o estado e até a outros estados e países.

O secretário executivo de Cooperativismo, Júnior Benitez, reforçou o papel estratégico da feira para o desenvolvimento das cadeias produtivas locais. Para ele, o evento cria um ambiente real de geração de renda e expansão da economia solidária.

O que você encontra na feira

Participam mais de 60 empreendimentos de 25 municípios, entre cooperativas, associações e agricultores familiares. O público encontra:

  • artesanato em madeira e crochê
  • hortifrúti
  • laticínios
  • cafés e cachaças artesanais
  • produtos típicos da cultura alagoana

Programação e horários

A programação começa sempre às 15h, exceto no domingo (16), quando abre às 9h. Além dos estandes, há uma agenda de capacitações com rodas de conversa e workshops, além de apresentações culturais. Os destaques incluem:

  • Fabrício do Acordeon – sexta (14), às 20h, e domingo, às 11h
  • Tuta do Acordeon – sábado (15), às 19h

Para quem pretende visitar

A feira é gratuita e aberta ao público. Ela encerra o calendário anual de encontros para cooperativas e associações e é uma excelente oportunidade para quem busca produtos locais de qualidade, direto de quem produz, fortalecendo a economia da agricultura familiar em Alagoas.

*Com Assessoria

plugins premium WordPress