Foto: Romildo Soares/Cortesia
O Governo de Alagoas divulgou, neste mês, a campanha institucional do Mês da Consciência Negra, que neste ano celebra os 330 anos da morte de Zumbi dos Palmares. Com o tema “Zumbi Vive em Nós”, a iniciativa reúne seis personalidades negras alagoanas que simbolizam resistência, ancestralidade e luta social: Vanda Menezes, Zezito de Araújo, Fátima Viana, Mãe Neide OyáDoxum, Célio Rodrigues (Babá Omitoloji) e Maria do Socorro França.
A última personagem apresentada na série de vídeos é Maria do Socorro França, enfermeira formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com atuação reconhecida na capacitação de gestores e conselhos municipais de Saúde, além de lideranças quilombolas.
Militante histórica, Socorro integra o movimento negro desde o fim dos anos 1980 e atualmente é assessora especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Assistência Social (Seades).
No depoimento, ela relembra conquistas do movimento negro e reforça a importância da continuidade da luta.
“Se hoje temos, alguém lutou para tal. Tudo começa no final dos anos 80, com o movimento negro, a Associação Cultural Zumbi. As cotas, que conquistamos, são vitórias do movimento negro. Eu ainda continuo no ativismo. Meu trabalho é aumentar a autoestima do povo negro para que ele se sinta orgulhoso de ser negro e quilombola”, afirma.
Socorro destaca, ainda, que o reconhecimento da identidade quilombola é fundamental para garantir o acesso às políticas públicas destinadas às comunidades tradicionais.
Os vídeos da campanha podem ser acessados no canal oficial do Governo de Alagoas no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=qzi2jR536VQ&list=PLsz049sEb4ZSTBdeSwHZJQb9Ps4GbGYGU
*Com Assessoria