Foto: Wallan Tenório / Ascom Secti
A secretária de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Aline Rodrigues, garantiu nesta terça-feira (25), durante visita à Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), a continuidade dos projetos em andamento e a criação de novas ações em conjunto para o fomento à pesquisa científica e ao empreendedorismo inovador no estado.
Um pacote de editais deverá ser lançado ainda no primeiro semestre de 2026, incluindo bolsas de mestrado e doutorado, além de apoio às startups, reafirmando, o compromisso do governador Paulo Dantas em colocar a ciência, tecnologia e inovação como uma das pautas prioritárias.

Para Aline Rodrigues, essa parceria representa a criação de um ambiente cada vez mais favorável à inovação. “A Fapeal é um pilar essencial para que a política de ciência, tecnologia e inovação avance em Alagoas. Nossa visita reforça o compromisso de trabalhar de forma integrada, acelerando ações que impactem diretamente pesquisadores, estudantes e empreendedores”, afirmou a secretária.

O diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, ressaltou que os órgãos têm projetos sólidos e uma equipe preparada para ampliar o alcance das ações de fomento. “A presença da secretária aqui demonstra o alinhamento estratégico entre a Secti e a Fapeal. A previsão de novos editais representa mais oportunidades para a comunidade científica e para o ecossistema de inovação alagoano. Estamos muito confiantes no que virá nos próximos anos”, disse Fábio.
Visita ao Ponto de Presença da RNP em Alagoas (PoP-AL)
Durante a visita às instalações da Fapeal – principal instituição parceira da Secti nos programas de fomento à área de CT&I – a secretária também conheceu as estruturas do Ponto de Presença em Alagoas (PoP/AL), sediado na fundação. A visita teve como propósito conhecer a infraestrutura e a atuação local do PoP-AL, além de estreitar os laços colaborativos.
Georginei Neri, coordenador administrativo do PoP-AL e assessor executivo de gestão interna da Fapeal, destacou que essa visita sela um processo de conexão do Estado que envolve a Fapeal e a Secti, em Alagoas, e a Rede Brasileira para Educação e Pesquisa (RNP), órgão federal. “Essa visita é muito importante pra gente porque retrata a parceria do estado de Alagoas com a RNP, por meio de um ponto de presença no nosso estado”, explicou Georginei.
.jpg)
Além de Fábio Guedes, também recepcionaram a secretária o diretor científico, João Vicente e o chefe de gabinete, Rômulo Sales.
Sobre o PoP-AL
Os Pontos de Presença (PoPs) são elementos da estrutura organizacional da RNP e possuem como missão apoiar e fortalecer a execução das estratégias da organização, provendo conectividade à infraestrutura nacional de alto desempenho mantida pela RNP para as instituições usuárias, liderando e promovendo ações inovadoras em TICs em benefício de suas comunidades regionais.
*Com Assessoria