Colabore com o Eufemea
Advertisement

“2026 pede ação”: veja as previsões no campo da política e o que esperar do próximo ano

Foto: Luani Macário

Velocidade, decisões rápidas, exposição de verdades e zero espaço para esconderijos. Assim pode ser resumido 2026, segundo a oraculista Luani Macário. Regido por Marte e sob forte influência de Áries, o ano promete ser intenso, direto e implacável com quem insiste em permanecer no mesmo lugar.

A Eufêmea conversou com Luani que, por meio do tarot, trouxe as previsões para 2026. Na leitura de Luani, 2026 exige foco, mente ágil e fidelidade a si mesmo. “É um ano que pede ação. Quem sabe o que quer e age com eficiência tende a se destacar. Quem se esconde, é exposto”, afirma.

“Marte imprime velocidade aos acontecimentos, é um período de soluções rápidas, discernimento afiado e decisões sem meio-termo. Talentos precisam sair da gaveta. Não há espaço para procrastinação”, diz Luani.

O lado desafiador também aparece: aumento da violência, excesso de trabalho e um clima de urgência constante. “É um ano quente, impulsivo. Comprar e vender acontece no impulso. Ao mesmo tempo, é um ano de eliminação: pessoas, situações e caminhos que não fazem mais sentido caem”, explica Luani.

No campo da saúde, a oraculista alerta para cuidados com coração, pressão arterial, risco de AVC, problemas de pele e questões gástricas. Tudo acontece rápido, inclusive os sinais do corpo.

Relações, deslocamentos e mudanças sociais

2026 também traz movimentos intensos entre países. , Segundo Luani, há tendência a casamentos entre pessoas de diferentes nacionalidades e a entrada de uma grande quantidade de estrangeiros no Brasil. No mercado de trabalho, pessoas mais velhas podem assumir espaços antes ocupados por mais jovens, num reposicionamento de experiências e lideranças.

“É um ano verdadeiro: áries não poupa ninguém. Ou se assume quem se é, ou o próprio ano força essa definição”, diz Luani.

Cenário político: tensão, disputas e necessidade de união

No campo político, a leitura aponta um ambiente turbulento, especialmente em Alagoas. Segundo Luani, há perdas financeiras significativas, traições, confusões internas e dificuldade de articulação entre lideranças.

Para Luani, o clima na Assembleia Legislativa “vai ferver”. A previsão fala em disputas intensas entre lideranças, com risco de ameaças graves. “A dificuldade de coligações pode travar projetos para o estado”, diz. Ela também ressalta que não há mais espaço para a velha política e que as pessoas querem renovação. “Os mais jovens podem se destacar, inclusive as mulheres”.

Prefeito JHC será governador?

Sobre o prefeito JHC, Luani vê angústia e pressão, além de dificuldades financeiras na capital. Para ela, os caminhos mais favoráveis ao gestor seriam uma candidatura a deputado federal ou ao Senado, mais do que ao governo estadual. “As cartas mostram ele muito cansado, desgastado e recebendo pressão para se candidatar ao Governo, mas é provável que ele não vença”, diz.

Já Marina Candia, primeira-dama de Maceió, aparece com energia positiva e futuro promissor, desde que avance “degrau por degrau”, com estratégia e segurança. “Ela ainda é muito verde, sabe? Mas tem futuro na política. Se quiser se candidatar a qualquer coisa, ela ganha”, diz.

Quanto ao ministro e ex-governador Renan Filho, a leitura indica que ele não “gostaria” de voltar ao Governo, mas sendo candidato em 2026, ele será eleito. “Acredito que ele terá um vice importante, como o Luciano Barbosa”, reforça.

Eleições nacionais: Lula será reeleito?

No cenário nacional, Luani aponta que o presidente Lula pode não ser o candidato direto. “Existe a possibilidade de ele apostar em outro nome, alguém mais jovem, com facilidade de comunicação, trânsito na mídia e alinhamento com o centro-esquerda, mas com traços da direita”, avalia. Esse nome, segundo ela, teria relação de confiança com Lula e diálogo com figuras próximas, como Janja.

Do outro lado, a direita aparece desgastada. Para Luani, nem Tarcísio de Freitas escaparia desse cansaço político. Já um dos filhos de Bolsonaro pode se lançar candidato, mas sem o mesmo carisma do pai.

“A tendência é de uma eleição fortemente polarizada, com dois candidatos de discursos mais próximos do que aparentam”, diz.

Mais mulheres no poder

Entre os conselhos mais diretos para 2026, Luani destaca a necessidade de ampliar a presença feminina nos espaços de decisão. “Colocar mais mulheres no governo pode gerar uma transformação gradual e necessária. Marte exige coragem, e isso passa por mudar quem ocupa o poder.”

Foto de Raíssa França

Raíssa França

Cofundadora do Eufêmea, Jornalista formada pela UNIT Alagoas e pós-graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Em 2023, venceu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Nordeste e o prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Alagoas.
plugins premium WordPress