Colabore com o Eufemea
Advertisement

“Arapiraca precisa de árvores”: aposentada se emociona ao receber mudas em ação do IMA

Foto:  Ascom IMA

Domingo é dia de sol, lazer, praia, mas também é dia de aprender como proteger a natureza. Por isso, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) promoveu, nesse dia 30, a abertura de mais uma temporada do Projeto Nossa Praia na rua fechada, na orla da Ponta Verde, em Maceió. A ação contou com várias atividades de educação ambiental para crianças e adultos e um show da banda infantil Ratimbum.

Iniciado em 2015, o Nossa Praia surgiu com a ideia de um projeto que contribuísse com a consciência ambiental de toda a população à respeito do ambiente marinho e todos os seres que dependem dele.

Foram promovidas diversas atividades de educação ambiental, com jogos lúdicos e livros de colorir para as crianças, exposições de animais taxidermizados, das atividades do laboratório e de materiais publicados pelo IMA, além da apresentação de outros projetos e ações como o Alagoas Mais Verde, através da doação de mudas, Sabão Ecológico e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Apesar de contar com ações durante todo o ano, o Nossa Praia intensifica suas atividades ao longo do verão para sensibilizar uma maior quantidade de pessoas.

A aposentada Maria do Socorro Gusmão, ao saber sobre a doação de mudas de árvores nativas, não perdeu tempo e foi buscar as suas para levar para sua casa em Arapiraca.

“Estou levando esse Ipê-amarelo e um Ipê-amarelo cascudo porque Arapiraca é muito quente, precisa de muitas árvores, principalmente a Ceci Cunha, que é uma avenida linda, mas precisa de muitos Ipês para ficar ainda mais linda e florida. Eu estava passando aqui e uma amiga falou que estavam distribuindo mudas, aí eu vim porque não podia deixar de pegar. Agradeço ao IMA e parabenizo pelo trabalho que vocês fazem, além do incentivo para arborizar bastante nosso estado e o planeta também, se possível”, celebrou.

E as crianças aproveitaram para mostrar que estão cada vez mais conscientes sobre o seu papel na proteção do meio ambiente.

“Estávamos passeando com nossa tia aqui na praia quando vimos as plantas, o que chamou logo nossa atenção porque amamos plantas e flores. Escolhemos um Ipê-amarelo, que vamos plantar na casa da nossa avó e também aproveitamos para visitar a exposição, ver os animais [taxidermizados]”, disse a estudante Lara Rolemberg, de 12 anos.

Sua irmã, Melissa, de 8 anos, reforçou sua paixão pelo planeta. “Eu amo os animais e também gosto muito da natureza. Não jogo lixo no chão nem na praia. Eu amo o mundo”, declarou.

Já o estudante Sérgio Figueiredo, de 9 anos, faz uma reflexão sobre como nosso comportamento pode influenciar na preservação ambiental. “Não existe o fora. Tudo o que jogamos fora estamos jogando na natureza, aí prejudicamos o meio ambiente, os animais. Então, devemos sempre jogar o lixo nos lugares apropriados”, disse.

*Com Assessoria

plugins premium WordPress