Colabore com o Eufemea
Advertisement

Foto de pernambucana sobre afundamento em Maceió fica entre as 25 do ano da National Geographic

Foto: Maíra Erlich

A fotojornalista recifense Maíra Erlich teve uma de suas imagens escolhidas pela National Geographic entre as 25 melhores do ano. A revista, considerada uma das mais prestigiadas do mundo nas áreas de fotografia, ciência e meio ambiente, seleciona anualmente trabalhos que se destacam pela força narrativa e pelo impacto social. Entrar na lista é um dos reconhecimentos mais importantes da fotografia documental.

A imagem premiada integra um projeto em que Maíra documenta o afundamento de bairros em Maceió causado pela extração de sal-gema — mineral utilizado na fabricação de soda cáustica e PVC — processo que forçou milhares de moradores a deixarem suas casas.

Na foto escolhida, intitulada “Shoulder to lean on” (“Ombro amigo”, em tradução livre), aparece Damião Carlos da Silva, de olhos fechados, com um pintinho de estimação apoiado no ombro.

Ele precisou abandonar a residência onde viveu por mais de duas décadas, às margens da lagoa Mundaú, depois que o solo cedeu.

“Fiquei muito feliz de ter minha foto selecionada, pois é dar um alcance mundial a uma história regional importante, que teve consequências na vida de muita gente”, afirmou Maíra.

plugins premium WordPress