Colabore com o Eufemea
Advertisement

O que essa alagoana fez para alcançar a tão sonhada nota mil no Enem 2026

A nota mil na redação do Enem conquistada por Bruna Tavares, de 18 anos, é resultado de uma rotina intensa de estudos, marcada por organização, constância e foco. No terceiro ano do ensino médio, a estudante precisou conciliar escola, cursinho e estudo individual ao longo de toda a preparação. Aluna do Colégio Elite, Bruna também frequentou o cursinho Redatando, integrante da G5 Isoladas.

Rotina de estudos e preparação

Durante a semana, Bruna frequentava a escola no turno da manhã e, em alguns dias, seguia para o cursinho à tarde. À noite, reservava cerca de duas horas para estudar sozinha em casa.

Os simulados tiveram papel fundamental na preparação. A estudante participou de todos os que foram oferecidos pela escola e pelo cursinho e também realizava provas completas em casa. “Sempre que tinha simulado, eu tentava estar presente. Também gostava muito de fazer simulados em casa, às vezes aos domingos ou até no meio da semana”, contou.

Um dos maiores desafios foi lidar com conteúdos diferentes sendo cobrados ao mesmo tempo pela escola e pelo Enem. Para não se sentir sobrecarregada, Bruna adotou uma estratégia de priorização.

“Muitas vezes os assuntos não convergiam. Então eu priorizava os conteúdos que eu sabia que realmente iam cair no Enem e estudava os outros o suficiente para ir bem na escola”, disse.

A rotina, no entanto, foi cansativa em alguns momentos, principalmente por conta dos deslocamentos e da carga de atividades. “Tinha dias em que era bastante cansativo sair da escola direto para o cursinho, chegar em casa tarde, pegando ônibus e trânsito”, relatou. Mesmo assim, ela afirma que tentou manter equilíbrio emocional ao longo do processo.

“Se permitir relaxar”

Bruna não abriu mão totalmente dos momentos de lazer, mas reconhece que precisou fazer concessões. “Eu acho muito importante você se permitir relaxar, mas infelizmente tem momentos em que você vai precisar abdicar de alguma coisa. Teve finais de semana em que eu deixei de sair para ficar em casa estudando ou fazer simulados”, afirmou.

Na preparação para a redação, a estudante destacou a escrita constante e a atenção às correções como diferenciais. “Eu escrevia toda semana e levava para correção, mas não tinha uma postura passiva. Eu prestava atenção no que o corretor apontava e reescrevia a redação seguindo as orientações”, explicou.

Com a nota máxima, Bruna agora pretende disputar uma vaga no curso de Medicina, de preferência na Universidade Federal de Alagoas ou em instituições de ensino superior em Maceió. Para ela, a rotina exigente foi recompensada. “É muito gratificante perceber que tudo valeu a pena”, concluiu.

plugins premium WordPress