Colabore com o Eufemea
Advertisement

Maracatu ganha sessão especial na Assembleia Legislativa de Alagoas

Foto: Assessoria

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) realiza, nesta sexta-feira (21), às 14h, uma sessão pública especial em homenagem ao maracatu.

A iniciativa, proposta pela deputada estadual Elida Miranda (PT), vai reunir mestres, grupos e comunidades ligados à preservação da manifestação cultural afro-brasileira no estado.

A sessão faz alusão ao Dia Nacional do Maracatu, celebrado em 1º de agosto, e busca destacar a importância histórica, artística e social da manifestação para Alagoas e para o Brasil.

Segundo a deputada, a homenagem também está relacionada ao reconhecimento e à reparação histórica da população de matriz africana em Alagoas.

“É tão importante que a gente faça essa reparação porque, em 2012, o governo de Alagoas pediu desculpas oficialmente aos povos de matriz africana pelo episódio trágico do Quebra de Xangô. Mas, para além de pedir desculpas, é necessário promover a reparação. E, sem sombra de dúvidas, essa sessão solene de homenagem caminha nesse sentido”, afirmou Elida Miranda.

De acordo com a parlamentar, o encontro também busca ampliar a valorização do maracatu como expressão cultural presente na história de Pernambuco e de Alagoas. A manifestação tem raízes ligadas ao período em que o atual território alagoano fazia parte de Pernambuco.

Foram convidados para a sessão mestres, integrantes de grupos e comunidades responsáveis pela manutenção do maracatu em Alagoas, além de representantes de instituições, coletivos, organizações sociais e autoridades das áreas de educação e cultura.

Dia Nacional do Maracatu

O Dia Nacional do Maracatu é celebrado em 1º de agosto. A data foi instituída pela Lei Federal nº 15.018/2024 e homenageia o nascimento de Luís de França, mestre e antigo líder do Maracatu Leão Coroado, um dos grupos mais antigos e tradicionais de Pernambuco.

*Com Assessoria

plugins premium WordPress