Colabore com o Eufemea
Advertisement

“Trabalhar com crianças, idosos, PcD e animais já faz parte da minha história”, diz Tereza Nelma ao assumir a Secdef

O governador Paulo Dantas empossou, na tarde desta segunda-feira (14), a nova secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), a ex-deputada federal Tereza Nelma. A solenidade foi realizada noPalácio República dos Palmares, que ficou lotado para prestigiar a cerimônia.

Tereza Nelma ocupava o cargo de secretária nacional de Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura desde março de 2023. Ela substitui a assistente social Arabella Mendonça, que assumiu a gestão da pasta em março de 2024. 

A nova secretária falou em otimizar os projetos desenvolvidos pela Secdef para fazer de Alagoas um estado cada vez mais inclusivo. “Nós vamos otimizar os projetos já existentes, continuar na linha da integração junto com o Governo do Estado, porque nós temos crescido muito na área social. Então, trabalhar com crianças, trabalhar com pessoas idosas, pessoas com deficiência e os animais já faz parte do meu dia a dia, da minha história”, declarou Tereza Nelma durante entrevista coletiva.

Muito emocionada com a demonstração de carinho que recebeu do público presente, Tereza Nelma saudou, durante seu discurso, todas as lideranças das instituições que prestigiaram a cerimônia de posse, da capital e do interior do Estado.

Participaram, ainda, da solenidade o deputado federal Rafael Brito, o estadual Alexandre Ayres; os desembargadores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Orlando Rocha Filho e Tutmés Airan; o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo; o vice-presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal), Givaldo de Barros Lessa; os vereadores por Maceió: Marcelo Palmeira, Allan Pierre e Teca Nelma, dentre outras autoridades. 

Trajetória política

Natural de Arapiraca, Tereza Nelma tem 67 anos, é psicóloga formada pelo Cesmac, além de professora e especialista em Educação Especial. Ela atuou na rede pública de ensino e foi diretoria de Educação Especial da Secretaria de Educação de Alagoas (Seduc), onde criou o Centro de Educação Especial Wandete Gomes de Castro e implementou o Ensino Especial em Maceió. 

Tereza foi vereadora por Maceió em quatro mandatos consecutivos (2005-2019). Em 2018, elegeu-se deputada federal, sendo a única mulher a representar Alagoas na 56ª legislatura (2019-2023).

Em 2022, foi anunciada para equipe de transição do Governo Federal pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin. Em março de 2023, nomeada secretária nacional de Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura na nova gestão do presidente Lula.