Colabore com o Eufemea
Advertisement

Indicada ao STJ por Lula, Marluce Caldas foi primeira mulher do MP a fazer um júri em AL; conheça história

Foto: Marluce Caldas

A procuradora de Justiça Marluce Caldas, do Ministério Público de Alagoas (MP-AL), foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga que está aberta no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão foi publicada em uma edição especial do Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (10).

Com cerca de 40 anos na carreira jurídica, Marluce Caldas, nasceu em Ibateguara, Alagoas e se formou em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em 1982. Após quatro anos de formada, ingressou no Ministério Público de Alagoas.

Ela fez história como a primeira mulher a participar de um júri popular em Maceió no papel de acusadora.

Além da carreira na promotoria, ela também foi secretária de Estado de Emprego e Renda, em 2001; e secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, em 2010.

Em outubro de 2021, Marluce Caldas tomou posse no cargo de Procuradora de Justiça, sendo a terceira mulher a ascender ao cargo no MP-AL.

Sobre a indicação

A indicação aconteceu nove meses após o presidente receber a lista tríplice, que tinha os nomes de Marluce, Sammy Barbosa Lopes (Ministério Público do Acre e Carlos Frederico Santos (Ministério Público Federal).

Agora, para tomar posse do cargo, a procuradora do Ministério Público de Alagoas precisa da aprovação da maioria dos senadores.

plugins premium WordPress