Foto: Assessoria
Alagoas deu um salto histórico na alfabetização infantil. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação, o Estado aumentou em 45% o número de crianças alfabetizadas na idade certa, entre 2021 e 2024. O avanço foi de mais de 15 pontos percentuais de crescimento no período.
O desempenho foi comemorado pelo governador Paulo Dantas, que destacou os investimentos feitos nos últimos três anos e projetou metas ainda mais ousadas para o futuro da educação alagoana. “Esse resultado mostra que Alagoas está no rumo certo. Subimos de patamar e vamos acelerar ainda mais. Nosso objetivo é claro: até 2030, queremos estar entre os melhores do Brasil na alfabetização das nossas crianças”, afirmou o governador em vídeo publicado nas redes sociais.
Segundo os dados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgados pelo MEC em 11 de julho, Alagoas passou de 33,6% de crianças alfabetizadas em 2021 para 48,6% em 2024. Esse avanço tem sido puxado por programas que reforçam a permanência e o aprendizado dos estudantes o Leite do Coração, Coração de Estudante e as Escolas do Coração, que garantem apoio nutricional e emocional para milhares de famílias, além de garantir boa infraestrutura para as unidades de ensino.

*Com Assessoria