A Uber anunciou nesta quarta-feira (23) que está testando uma nova função que permite que passageiras escolham ser atendidas por motoristas mulheres. A iniciativa faz parte de um projeto-piloto da empresa e tem como objetivo oferecer mais segurança e autonomia às usuárias no momento da viagem.
Mais controle nas mãos das mulheres
A nova funcionalidade estará disponível tanto para corridas em tempo real quanto para viagens agendadas. Segundo a Uber, a ideia é dar mais poder de escolha para quem usa o aplicativo.
“Testamos, ouvimos e refinamos o recurso em mercados como Alemanha e França, adaptando-o ao comportamento real de passageiros e motoristas. Como resultado, pela primeira vez no setor, conseguimos lançar recursos mais confiáveis que oferecem às mulheres diversas maneiras de serem conectadas a uma motorista”, afirmou Camiel Irving, vice-presidente de operações da Uber nos EUA e Canadá.
Como vai funcionar a nova opção
A passageira poderá indicar a preferência por ser atendida por uma motorista mulher. Embora o sistema não garanta 100% das vezes, ele irá priorizar essa combinação sempre que houver disponibilidade.
O recurso poderá ser usado de três maneiras:
- Solicitar corridas com a preferência por motoristas mulheres, ativada sob demanda
- Agendar viagens com antecedência já selecionando essa opção
- Configurar o aplicativo para aplicar a escolha automaticamente em todas as corridas
Caso o tempo de espera esteja muito alto, a passageira poderá desativar temporariamente a função e seguir viagem com um motorista homem.
Disponível em cidades dos EUA, por enquanto
Nesta fase de testes, o recurso será liberado apenas nos Estados Unidos, nas cidades de Los Angeles, São Francisco e Detroit. Ainda não há previsão de quando a funcionalidade será disponibilizada em outros países, como o Brasil.
No Brasil, motoristas já podem optar por atender só mulheres
Desde 2022, a Uber oferece uma função parecida para as motoristas mulheres no Brasil. Elas podem ativar no aplicativo a preferência por realizar corridas apenas com passageiras.
A ativação é opcional e pode ser feita diretamente no Uber Driver. Para isso, a condutora deve confirmar que o gênero cadastrado no app reflete sua identidade real, assinar um termo e entrar em contato com o suporte para ativar a funcionalidade.
A medida foi criada para oferecer mais segurança e conforto às motoristas que desejam atender exclusivamente o público feminino.
*Com Jornal da Paraíba