Foto: Assessoria
O município de Batalha, no Sertão alagoano, foi palco de mais uma ação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com foco no fortalecimento da vigilância das arboviroses. A atividade foi executada pela equipe da Assessoria Técnica de Vetores, Zoonoses e Fatores Ambientais, junto à equipe municipal de vigilância em saúde.
A iniciativa faz parte do esforço da Sesau em apoiar os municípios no enfrentamento das arboviroses, a exemplo da Dengue, Zika, Chikungunya, e garantir uma resposta mais eficaz à população. Isso porque, grande parte dos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças, se proliferam no ambiente residencial, onde há locais que armazenam água.
%20(2).jpg)
“O objetivo da ação foi qualificar as ações de vigilância, manejo clínico e fluxo de notificações, além de alinhar estratégias conjuntas entre vigilância, atenção básica e hospital. Também reforçamos a importância da integração entre as áreas e da correta classificação de risco para os casos de dengue”, explicou o assessor técnico de Vetores, Zoonoses e Fatores Ambientais da Sesau, Clarício Bugarim.
A secretária municipal de Saúde de Batalha, Maria Zilda Ferreira, também esteve presente durante a ação e destacou o trabalho conjunto das equipes do município e da Sesau para o enfrentamento às arboviroses. “A equipe da Sesau junto com os médicos do município de Batalha alinharam hoje estratégias para juntos combatermos a Dengue, Zika e Chikungunya em nosso município”, salientou a gestora de saúde de Batalha.
%20(3).jpg)
Arboviroses
As arboviroses são um grupo de doenças virais, transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), essas enfermidades podem causar uma variedade de sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias, sendo algumas delas potencialmente fatais.
Os principais vetores das arboviroses são os mosquitos, em particular os gêneros Aedes, Culex, Anopheles e o inseto do gênero Orthobunyavirus. Eles se tornam portadores dos vírus ao picar uma pessoa infectada e, subsequentemente, passam o vírus para outras pessoas durante suas picadas.
*Com Assessoria