Foto: Reprodução
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Mulher (Semu), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (Cedim) e o Ministério das Mulheres, realiza a 5ª Conferência Estadual dos Direitos das Mulheres. A abertura será nesta sexta (29), no auditório da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), e a programação segue até sábado (30), na Escola de Governo de Alagoas.
Com tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a conferência tem o objetivo de reforçar e ampliar o debate sobre as demandas e necessidades das mulheres em todos os seus recortes. Além disso, as discussões visam também propor diretrizes para a construção de políticas públicas de gênero.
Nos meses de julho e agosto foram realizadas as conferências municipais e regionais, onde foram eleitas as representantes para a plenária estadual. Elas se encontrarão na 5ª CEPM, onde construirão propostas que serão levadas para a etapa nacional, em Brasília, e elegerão delegadas para representar Alagoas na oportunidade.
Os debates serão divididos em três eixos temáticos: Enfrentamento às violências com interseccionalidade; Autonomia econômica como justiça: trabalho, clima e dignidade; e política de cuidados como estratégia de igualdade.
A secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque, ressalta a importância da conferência para a integração entre Governo e sociedade civil. “Momentos como esse são primordiais para a promoção da equidade, dando voz às nossas mulheres em todos os seus recortes, vivências e contextos”.
Programação
29/08, sexta-feira – Auditório da Justiça Federal em Alagoas
16h – Início do credenciamento
17h – Apresentação cultural: Maracatu Yá Dandara
18h – Sessão solene de abertura
19h – Palestra magna: Reconstrução do Brasil com Igualdade, Democracia e Justiça para as Mulheres. Palestrante Rosane Silva (Ministério das Mulheres)
21h – Encerramento
30/08, sábado – Escola de Governo de Alagoas
8h – Leitura e aprovação do regimento da 5ª CEPM
9h – Painel 1: Violências múltiplas, vidas singulares: enfrentamento com interseccionalidade – Painelista: Dra. Marli Araújo (Ufal)
10h – Painel 2: Autonomia econômica como justiça, trabalho e dignidade. Painelista: Manuela Lourenço (Sedh)
11h – Painel 3 – Política de cuidados como estratégia de igualdade. Painelista: Dra. Andrea Pacheco (Ufal)
12h – Almoço
13h – Início de trabalhos dos grupos temáticos
15h – Plenária deliberativa
16h – Eleição das delegadas estaduais
17h – Encerramento
*Com Assessoria