Colabore com o Eufemea
Advertisement

Moção pede reparação com perspectiva de gênero para mulheres vítimas da Braskem em Maceió

Foto: Cortesia

Durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, foi apresentada uma moção de apoio às mulheres atingidas pelo desastre causado pela Braskem em Maceió. O documento destaca a necessidade de reparação integral com perspectiva de gênero, reconhecendo os impactos específicos sobre as mulheres, especialmente aquelas responsáveis pelo cuidado de famílias.

A iniciativa é assinada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Alagoas (CEDIM), pela Associação das Mulheres Advogadas de Alagoas (AMADA) e pela Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ). O objetivo é reunir 400 assinaturas para encaminhar a moção ao Ministério das Mulheres, ao Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, aos ministérios federais e a organismos internacionais.

A advogada Anne Caroline Fidelis afirmou que o desastre ainda é marcado por invisibilidade. “Esse desastre em curso ainda é marcado por muita invisibilidade e pela falta de apoio do Ministério, dos governos e de organismos internacionais”, expõe a advogada. 

Já a advogada Olga Miranda ressaltou que a conferência foi um momento político oportuno para consolidar políticas públicas que contemplem a reparação. “Não poderíamos perder a oportunidade de auxiliar, dando apoio a essas mulheres alagoanas que sofreram um impacto profundo em suas vidas. Estamos aqui prestando solidariedade e aproveitando este momento político de inclusão de políticas públicas, que precisam ser estruturadas para sanar essa desigualdade que tanto as atravessa.”

Conteúdo da moção

O texto defende moradia, renda, saúde, apoio ao cuidado, empregabilidade e acesso à justiça para as mulheres atingidas. Requer ainda a participação de organizações de mulheres no monitoramento das ações e a articulação entre União, Estado e Município para garantir os direitos das vítimas.

plugins premium WordPress