Foto: Assessoria
Durante os dez dias da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, um dos espaços mais movimentados do Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, foi o estande da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Lá, filas se formavam diariamente para participar do Quiz da Secom, uma das atividades mais animadas e concorridas da programação.
O jogo desafiava o público com perguntas sobre a história de Alagoas e as ações do Governo do Estado. Quem acertava, levava brindes na hora e os professores ainda recebiam vales-livro de R$ 100 para usar durante o evento. Ao todo, 1.658 pessoas participaram do quiz, que mudou as perguntas a cada rodada e manteve o público em clima de torcida e descontração.
Valorização e conhecimento
Para o professor de sociologia Roberto Silva, da Escola Estadual Doutor Rodriguez de Melo, a iniciativa foi mais do que uma brincadeira:
“Além de informar sobre o trabalho do Governo, a atividade ajudou os professores a ampliar o conhecimento. A Secom está de parabéns pela valorização”, afirmou.
A professora aposentada Diva Lemos também elogiou o projeto: “Nem todos conseguem comprar livros para se atualizar, e esse incentivo faz toda a diferença. Foi uma ação maravilhosa.”
Lançamentos literários
O estande da Secom também serviu de palco para o lançamento de obras de autores alagoanos e jornalistas:
“Galeria dos Governadores de Alagoas – a história na linha do tempo”, organizado pela Secom e coordenado pelo professor Edvaldo Francisco do Nascimento;
“Gato Gordo Além do Telhado”, do jornalista Marcelo Firmino;
“Olhos de Jabuticaba”, da jornalista Elen Oliveira.
As obras reforçam o compromisso da Secom em preservar a memória e promover a produção intelectual local, aproximando o público das histórias e da identidade de Alagoas.
Cultura e participação
Promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pelo Governo de Alagoas, com parceria da Fundepes e patrocínio do Senac e Sebrae, a Bienal é o maior evento cultural e literário do estado. A edição deste ano teve curadoria do professor Eraldo Ferraz e reuniu milhares de pessoas em uma programação gratuita com feira de livros, palestras, rodas de conversa, apresentações artísticas, música e gastronomia regional.
*Com Assessoria