Colabore com o Eufemea
Advertisement

Circuito Penedo de Cinema tem noite de festa em sua abertura oficial

Foto: Assessoria

Uma noite para celebrar o maior festival audiovisual de Alagoas, e um dos mais importantes do Nordeste. São 15 anos de muita luta e conquistas ao longo de uma trajetória que começou de forma tímida, em 2011, com o Festival de Cinema Universitário, mas já trazia uma proposta ousada. A cerimônia de abertura, que celebrou os 15 anos do Circuito Penedo de Cinema, aconteceu nesta segunda-feira (10) e veio repleta de surpresas.

Na entrada do Cine Penedo, uma escultura de 2,5 metros, réplica do Troféu Canoa de Tolda, assinada pelo artista Fred Correa, recebeu o público. Durante a solenidade, autoridades destacaram a importância do evento para Penedo e para o cenário do audiovisual nacional. E, para fechar a noite, com a sala lotada, foi exibido o premiado longa-metragem ‘Papagaios’, vencedor de quatro estatuetas no Festival de Gramado de 2025, incluindo a de Melhor Ator para Gero Camilo, que participou da exibição ao lado do diretor Douglas Soares. O ator e diretor Alexandre Barillari também prestigiou.

Representando o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o coordenador-geral da Unidade Educacional Penedo, Jairo Lizandro Schmitt, deu boas-vindas aos presentes e destacou o Circuito como um espaço de democratização e socialização do cinema brasileiro.

“É uma honra sediar o Circuito neste espaço que estamos ocupando dentro da unidade educacional do nosso município. Entendo que o Circuito, além de ser um momento importante de socialização e democratização do cinema brasileiro, também representa um espaço formativo, de discussão e de debate sobre o audiovisual nacional”, disse Schmitt. Ao completar:

“Que, num futuro próximo, possamos gerar um sexto curso de graduação em nossa unidade, que se prepara para se tornar um campus. Quero agradecer aos realizadores, apoiadores, patrocinadores e especialmente ao professor Sérgio Onofre, coordenador deste evento. Que esta edição seja tão bem-sucedida quanto as anteriores”, destacou.

Ao longo dessas 15 edições, Penedo viu ressurgirem seus dois cinemas de rua, por décadas fechados. O Cine Penedo voltou a exibir o melhor da produção cinematográfica nacional e internacional, e o Cine São Francisco, restaurado e reaberto pela prefeitura, transformou-se no Centro de Convenções e Eventos Zeca Peixoto. Em 2023, o município foi ainda reconhecido pela Unesco com o título de Cidade Criativa na Linguagem do Audiovisual.

À frente do Circuito desde a primeira edição, Sérgio Onofre expressou sua alegria com o simbolismo da data. “São quinze anos com muito a comemorar, desafios superados e sonhos ainda a realizar. É tradição reafirmarmos a importância do apoio institucional, dos parceiros e, em especial, o apoio incondicional e constante da Prefeitura. Nossa universidade se estabeleceu em Penedo com o propósito de integrar-se à comunidade local e contribuir para o desenvolvimento regional, promovendo o acesso à cultura, ao lazer e ao entretenimento. Expressamos nossa profunda gratidão a todos os envolvidos”, disse.

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), também é realizador do Circuito. Representando o governo, o secretário executivo de Saúde de Alagoas, Guilherme Lopes, destacou.

“O Circuito Penedo de Cinema está sendo aberto hoje e o sentimento é de orgulho. Ver nossa Penedo voltar a ser berço do cinema, da arte e da cultura nos dá muita alegria, porque esta cidade está retomando o patamar que jamais deveria ter perdido. Viva Penedo, viva a cultura, viva a arte e viva o nosso cinema!”, comemorou.

A Prefeitura de Penedo é uma grande parceira do Circuito desde as primeiras edições do festival. Entre outras ações de destaque, o município está entre as 350 cidades do mundo reconhecidas pela Unesco e, ao lado de Santos, recebeu o título de Cidade Criativa na Linguagem do Audiovisual, fato importante lembrado pelo prefeito Ronaldo Lopes. Apenas duas cidades no Brasil possuem esse selo.

“São 15 edições deste evento tão importante que acontece em Penedo, um evento relevante para Alagoas, para o Nordeste e para o Brasil. Penedo tem em sua história uma forte ligação com o cinema, desde quando sediou as primeiras edições do Festival Nacional de Cinema. Ao longo dessa trajetória, também receberam destaque produções gravadas aqui, como Deus é Brasileiro, de Kaká Diegues, entre tantas outras obras de cineastas importantes. Tudo isso contribuiu para que Penedo pudesse pleitear e conquistar o título de Cidade Criativa Mundial da Unesco. Isso é motivo de orgulho para todos nós, penedenses, e também para Alagoas”, enfatizou.

A secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ), Teresa Machado, lembrou dos desafios enfrentados para que o Circuito se tornasse o grande evento que é hoje e contribuísse para a transformação da cidade.

“Mais uma vez estamos aqui no Circuito, na abertura. Tenho acompanhado as batalhas de Sérgio e a sua garra em abraçar, com tanto carinho, esse evento que transforma a cidade. Tanta gente de fora vindo para o nosso evento, reverberando isso para o Brasil e o mundo de maneira muito positiva. E Penedo é isso, uma cidade com história, com tradição em festivais. Penedo que abre salas de cinema, que abre centro de convenções, que movimenta o seu teatro, e que, aos finais de semana, promove cultura. A cidade respira arte e cultura de domingo a domingo. E, para isso, contamos cada vez mais com grandes parceiros durante todo o ano. Meu muito obrigado a todos que contribuem com o nosso sucesso”, encerrou.

Na solenidade de abertura também estiveram a gerente adjunta do Sebrae Penedo, Pauline Reis e a presidenta do Fórum dos Festivais, Josiana Osório.

Sobre o Circuito

A 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema acontece entre os dias 10 e 16 de novembro. O evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Conta ainda com o patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae e do IMA. E apoio da Mistika, DOT, Cardume, Super Connect e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook: @circuitopenedo.

*Com Assessoria

plugins premium WordPress