Em celebração ao Mês da Consciência Negra, a exposição fotográfica “É Coisa de Preto” ocupa o Corredor das Artes do Maceió Shopping (ao lado do cinema) e convida o público a mergulhar na força, beleza e ancestralidade do povo negro alagoano. Com realização do Maceió 40º e curadoria do cantor e compositor Igbonan Rocha, o espaço está aberto à visitação desde a última terça-feira, 11 de novembro.
Mais do que uma mostra de imagens, “É Coisa de Preto” é um manifesto visual. O projeto valoriza identidades, trajetórias e expressões que revelam o orgulho e a pluralidade da negritude em Alagoas. Cada retrato é um convite ao reconhecimento de histórias de resistência, fé, cultura e representatividade que moldam a base da sociedade alagoana.
Luh Turbantes. Crédito da foto: Raíssa França
Os fotógrafos Flávio Cansação e André Palmeira, do Studio 40º, assinam os registros dos participantes, produzidos especialmente para a mostra. O resultado é um mosaico de estética, emoção e propósito social — reafirmando que ser negro é sinônimo de poder, sabedoria e protagonismo.
Para o curador Igbonan Rocha, a seleção dos participantes foi guiada pela admiração e pela representatividade.
“Quando o Maceió 40º me convidou para a curadoria, comecei a pensar em pretos e pretas que são destaque nas mais variadas áreas da sociedade. Algumas pessoas eu não conhecia — vi passando na rua ou no shopping, expliquei o projeto e convidei. Todas aceitaram. ‘É Coisa de Preto’ nasceu dessa troca, e tenho certeza de que será um sucesso”, conta Igbonan.
Ninho Xavier. Crédito da foto: Raíssa França
O nome da exposição também carrega um gesto simbólico: ressignificar uma expressão historicamente usada de forma pejorativa. Ao transformar “É Coisa de Preto” em título, o projeto celebra a potência e a contribuição negra em todos os espaços — da arte à educação, do empreendedorismo à política.
SERVIÇO
Exposição Fotográfica: É Coisa de Preto Local: Corredor das Artes – Maceió Shopping (ao lado do cinema) Visitação: A partir de 11 de novembro Realização: Maceió 40º e Studio 40º Curadoria: Igbonan Rocha Fotografia: Flávio Cansação e André Palmeira Apoio: Maceió Shopping, Prefeitura de Maceió, Mercado das Artes 31 e Ao Pharmaceutico Entrada gratuita
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.