Foto: Assessoria
A coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas de Alagoas, Mira Dantas, representa o estado no Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas 2025, realizado de 25 a 27 de novembro, na Biblioteca Pública do Estado do Ceará (Bece), em Fortaleza.
O evento reúne gestores de todo o país, especialistas, autoridades do Ministério da Cultura (MinC) e representantes da sociedade civil para discutir políticas públicas que orientam o futuro do setor.
A atuação de Mira tem se destacado pela defesa da qualificação dos serviços de leitura e pela articulação entre municípios e o Sistema Nacional. Segundo ela, participar do encontro fortalece tecnicamente o trabalho desenvolvido em Alagoas e amplia o diálogo sobre demandas estratégicas da rede.
“Estes dias estão sendo bem bacanas, porque são dias de encontros, reencontros, muita troca de experiência e conhecimento. É também o momento de ajustarmos, enquanto coordenações estaduais, as necessidades legais que favoreçam nossa articulação com as bibliotecas municipais, buscando do sistema nacional um posicionamento que nos dê respaldo técnico e legal”, afirmou.
Mira reforça que o debate nacional tem impacto direto nas decisões tomadas em Alagoas. “Estamos discutindo abertura e permanência de bibliotecas, o futuro dos sistemas estaduais, a integração do PNLD com as bibliotecas e novos mecanismos de fortalecimento das redes. Esse encontro oferece segurança, referências e caminhos para que possamos avançar em Alagoas.”
A gestão estadual, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secult), tem investido na modernização de espaços de leitura, fortalecimento da rede estadual e ampliação do acesso ao livro e à leitura. A secretária Mellina Freitas destaca que a participação de Alagoas reflete o compromisso do governo com políticas culturais efetivas.
“A participação de Alagoas em encontros como este reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento das bibliotecas públicas e com o acesso democrático ao conhecimento. O governador Paulo Dantas tem sido firme ao defender que a cultura seja um direito garantido, e isso inclui investir em leitura, modernização e formação”, afirmou.
O encontro nacional também apresenta deliberações que impactam diretamente a gestão bibliotecária em todo o país. Entre os temas tratados estão remição de pena pela leitura, bibliodiversidade, formação de bibliotecários, integração do PNLD às bibliotecas e as novas diretrizes do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
Também foram destacadas as entregas recentes do MinC, como o novo site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e a Instrução Normativa nº 27/2025, que atualiza e moderniza as regras de cadastro e certificação de bibliotecas públicas, comunitárias e associadas.
Para Mira, a construção coletiva é o que garante avanços consistentes. “É importante estar junto, debater lado a lado, construir soluções em coletivo. As decisões tomadas aqui vão reverberar em todo o Brasil, e Alagoas tem participado de forma ativa, contribuindo para políticas mais modernas, inclusivas e alinhadas às necessidades reais dos municípios.”
O encontro segue com painéis, oficinas e discussões que orientam o planejamento nacional das políticas de livro, leitura e bibliotecas.
*Com Assessoria