Colabore com o Eufemea
Advertisement

Matemática em alta: escolas estaduais se destacam em feira científica e levam as principais premiações

Foto: Assessoria


As escolas estaduais brilharam na edição 2025 da Matexpo, principal feira de ciências dedicada à matemática no estado e que reuniu projetos de escolas de ensino fundamental e médio de Alagoas. A Escola Estadual Moreira e Silva, de Maceió, e o Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste, de Arapiraca, foram respectivamente, 1º e 2º lugar no nível 3 da competição, que corresponde ao ensino médio. 

A exposição e a premiação ocorreram na sede do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM-UFAL) na quarta-feira (03). Além da Moreira Silva e do Tiradentes, a rede estadual foi representada pelas escolas estaduais Dr. Alcides Andrade, de Penedo, e Anália Tenório, de Olho d’Água Grande.

A MatExpo integra a programação da MatFest, evento promovido pelo IM-UFAL, no Campus A.C Simões, em Maceió, e que reuniu uma série de atividades de divulgação científica e fomento do interesse pela matemática, dentre as quais a Matexpo e a premiação da Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM) – esta última ocorrida no último dia 27, no Auditório da Reitoria da Ufal e com 24 estudantes da rede estadual premiados.

A coordenadora da Matfest e da Matexpo, Elaine Silva, professora do IM-UFAL, elogiou a qualidade dos trabalhos apresentados. “Tivemos trabalhos de altíssimo nível, o que demonstra o comprometimento dos professores e seus estudantes. Além disso, mais escolas do interior se fizeram presentes e isso é uma prova do alcance da Matfest. O que nos deixa muito felizes, pois a Matfest e a Matexpo são pensadas não só para promover a matemática, mas também aproximar o estudante da Educação Básica do Ensino Superior”, destacou Elaine.

Carlos Gonçalves, também professor do IM e coordenador da Matexpo, complementa: “Temos observado uma evolução dos projetos nos últimos anos e as equipes cada vez mais engajadas. Tanto que elas voltam de um ano para o outro”.

Premiados

Em sua primeira participação na Matexpo, o Colégio Tiradentes Arapiraca arrebatou medalha de prata graças a projeto que utiliza a matemática para explicar o crescimento de Arapiraca nos últimos anos.

“Ganhar prata em nossa primeira participação na Matexpo mostra a qualidade do trabalho desenvolvido pelos nossos alunos, o qual alia conhecimentos abstratos e aplicação prática da matemática para explicar o crescimento do nosso município”, explica o professor Fabrício Lira.

A estudante Ana Sofia de Oliveira, aluna da 1ª série do ensino médio do colégio, diz que a premiação lhe motiva ainda mais a aprofundar seus conhecimentos na área exatas. “Meu sonho era ser premiada nesta área, pela qual sempre tive interesse. Esse reconhecimento é um estímulo e me inspira a participar de mais trabalhar e buscar mais medalhas”, contou Ana Sofia.

Já a equipe vencedora da Matexpo apresentou o projeto “Imagens que só cilindro pode ver”, o qual aborda o anamorfismo, processo onde uma imagem é intencionalmente distorcida e só pode ser vista na sua forma correta quando observada de um ponto de vista e dispositivo específico. “No nosso caso, utilizamos um cilindro para enxergar imagens distorcidas, um fenômeno que a matemática explica”, explanou a estudante Kimberly Mathias, da Moreira e Silva.

Sua colega Sanielly Rufino deseja que a conquista da equipe motive mais estudantes da rede estadual a se envolverem em projetos na área de exatas.

“Estou muito feliz por ter participado da Matexpo e apresentado nosso projeto para outras pessoas. Nossa conquista é uma conquista da rede estadual, da escola pública, e espero que ela inspire ainda mais estudantes da rede estadual a participarem de eventos como a Matexpo”, refletiu Sanielly.

*Com Assessoria

plugins premium WordPress