Foto: Assessoria
Por meio do programa Inova.AL, a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) assumiu diretamente a gestão dos editais Vai Startups e Lagoon Startups, marcando uma mudança importante no modelo de acompanhamento dos programas de inovação.
Antes, os editais eram conduzidos pela IEBT, uma consultoria de Inovação Corporativa e Transformação Digital de Minas Gerais.
Com essa internalização da condução, Alagoas passa a ter maior proximidade com as etapas de desenvolvimento das startups e mais alinhamento às demandas do próprio ecossistema.

O reembarque dos editais foi marcado por um encontro com os participantes no Centro de Inovação do Jaraguá, na última terça-feira (9). A reunião foi conduzida pela coordenadora de aceleração do Inova.AL, Rhafaella Karlla, que apresentou os novos agentes de aceleração e os próximos passos do edital. O momento também contou com a participação de Renata Barreto, coordenadora do Mentoring Team, que explicou o funcionamento do programa e esclareceu dúvidas dos inscritos.
Com a mudança, os dois programas passam a contar com as mentorias oferecidas pelo programa Mentoring Team e acesso a espaços de fomento voltados ao crescimento dos projetos. Outro avanço é a criação de uma plataforma exclusiva de acompanhamento, que permitirá monitorar a evolução de cada startup ao longo das etapas, incluindo registro de mentorias e indicadores de desempenho.

Durante o encontro, a coordenadora de aceleração reforçou o novo momento ao destacar que a gestão local fortalece a conexão com quem vive e conhece o ecossistema de inovação do estado.
“Realizamos o marco zero do Inova AL, o novo programa que vai gerir o Vai Startups e o Lagoon Startups em suas próximas edições, inclusive na atual, trazendo melhorias e contexto aqui para o nosso ecossistema. É feito por Alagoas e para Alagoas direcionado a quem conhece como ninguém o ecossistema alagoano”, destacou.
A nova equipe conta com um novo time de agentes de aceleração, composto por Mayra Brandão, Matheus Tenório, Tanneron Menezes, com a gestão de Fabiana Farias e coordenados por Rhafaella Karlla.

Para o participante do Lagoon Startups, Glevson da Silva, responsável pela Hep Hacker, o reembarque foi importante para aproximar mais ainda a conexão com o ecossistema de inovação de Alagoas.
“Estamos muito felizes por participar do programa, que tem sido muito importante para a Hep Hacker, startup de cibersegurança. Aqui, conseguimos interagir com outras startups, além de manter contato direto com a Secti, com a Fapeal e com toda a equipe do Inova.AL, que agora está à frente da organização”, afirmou.
A secretária da Secti, Aline Rodrigues, também reforçou a parceria estratégica por meio de uma gestão alagoana para o andamento dos editais.
“Hoje, damos um passo importante para o nosso ecossistema de inovação. Trazer a gestão dos editais para dentro da Secti significa estar mais perto das startups, entender suas necessidades e acompanhar de perto cada etapa dessa jornada. Estamos muito felizes e confiantes no potencial das nossas startups”, frisou Aline.
*Com Assessoria