Colabore com o Eufemea
Advertisement

Daqui Pro Mundo: confira as dicas essenciais para não ser desclassificado

Foto: Assessoria

Com o prazo de inscrições avançando para a 3ª edição do programa de intercâmbio Daqui Pro Mundo, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) faz um alerta importante aos candidatos: a leitura atenta das regras é o primeiro passo para garantir a vaga na Inglaterra. Para facilitar a vida dos 150 futuros intercambistas, o órgão reuniu as principais orientações para “descomplicar” o processo seletivo.

Diferente de outros processos, o intercâmbio exige um histórico de excelência contínuo. “Muitos alunos focam apenas na prova de inglês, mas o critério de entrada é o desempenho escolar dos últimos dois anos”, explica Suely Silva, gerente Especial de Programas e Projetos na Rede Estadual da Seduc.

Ela também orienta que antes de iniciar o preenchimento dos dados é importante a integral e atenta leitura do Edital nº 003/2026, que está disponível no site da Seduc e também da seleção. “Este documento estabelece que a alegação de desconhecimento das normas não será aceita como justificativa para recursos ou revisões, e qualquer erro no preenchimento ou falta de documentação resultará na desclassificação automática.

Desempenho escolar e a regra do “zero arredondamento”

Um dos pontos que mais gera dúvidas é a média escolar. O edital é taxativo e o estudante precisa ter média mínima de 8,0 em cada uma das três disciplinas fundamentais: Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa.

Não é permitido o arredondamento de notas. Se a média for 7.9, o sistema não validará a inscrição para o ano letivo de 2025. Além disso, o candidato não pode ter sido reprovado em nenhum dos últimos dois anos cursados na rede pública (2024 e 2025).

Frequência e matrícula ativa

O intercâmbio é um prêmio à assiduidade. O aluno deve comprovar que teve, no mínimo, 80% de presença nas aulas em 2025. Vale lembrar que essa exigência continua valendo após a seleção. Se o aluno passar, mas parar de frequentar as aulas ou se transferir para outra rede antes da viagem, ele perde o direito à vaga automaticamente.

Facilidades na documentação

Para tornar o processo mais ágil, a Seduc autorizou o uso de documentos alternativos para quem encontra dificuldades com sistemas digitais. Caso o aluno não consiga emitir a Ficha Individual de 2025 pelo SIGEduc, o boletim escolar substitui o documento na hora da inscrição.

A escola pode emitir um único papel contendo as médias, a aprovação dos últimos dois anos e a frequência de 2025. Isso simplifica o upload dos arquivos no site. O RG (ou a nova CIN) deve estar legível e com foto atualizada. Documentos com fotos de infância podem gerar problemas na identificação e devem ser evitados.

Inscrição online e erros comuns

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site selecao.educacao.al.gov.br. Um outro detalhe importante: se o candidato perceber que errou algum dado após enviar o formulário, pode fazer uma nova inscrição dentro do prazo. O sistema anulará a anterior e considerará apenas a última enviada.

Sobre o programa

O Daqui Pro Mundo é uma iniciativa do Governo de Alagoas que oferece um mês de imersão na Inglaterra, com todas as despesas pagas (passagens, hospedagem, curso e seguro) e uma ajuda de custo de R$ 3.600,00 por aluno. Em 2026, serão 150 estudantes e 8 professores monitores contemplados.

*Com Assessoria

plugins premium WordPress