Foto: Ascom Serfi
O Governo de Alagoas fará, ainda neste mês de janeiro, uma missão técnica de prospecção à Universidade de Lisboa, em Portugal, com a participação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
Em reunião realizada nessa quinta-feira (22), o secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, e a secretária de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Aline Rodrigues, estiveram com o reitor Carlos Guedes (Ifal), a professora Manuela Callou (ASI/Ufal), a reitora Pollyana Almeida (Uncisal) e a professora Jeylla Salomé (Uneal), para alinhar os detalhes da missão e articular a agenda da visita.
Segundo o secretário Júlio Cezar, a ação marca um avanço importante na cooperação internacional. “O governo de Alagoas dá mais um passo importante na cooperação internacional acadêmica com a Universidade de Lisboa, reunindo todas as universidades do estado. Hoje foi o dia de discutir mais uma grande missão na área da educação que estamos preparando para a Europa. Tem missão internacional chegando para Alagoas na área da educação”, destacou.

A secretária Aline Rodrigues ressaltou a dimensão histórica da missão. “É com muita alegria que participaremos de mais uma missão do Governo de Alagoas. A missão Alagoas–Portugal será a maior missão acadêmica da história. Estaremos levando todas as universidades do estado com a Serfi e a Secti para trazer mais conhecimento para o nosso estado e, principalmente, valorizar a educação”, afirmou.
Para o reitor do Ifal, Carlos Guedes, a cooperação técnica com a Universidade de Lisboa será estratégica. “Estamos aqui para tratar da missão com a Universidade de Lisboa junto à Uneal, Uncisal, Ufal e Fapeal voltada aos avanços internacionais e sociais para o estado de Alagoas”, pontuou.
A reitora da Uneal, Pollyana Almeida, também celebrou a iniciativa. “Essa será uma grande missão para o estado, a maior que já fizemos. A Uneal está animadíssima para a nossa visita a Lisboa, tanto para enviar nossa comunidade acadêmica quanto para receber os portugueses em nosso estado e universidades”, disse.
Já a professora Manuela Callou, da ASI/Ufal, destacou o caráter inédito da ação. “É algo que trará muita contribuição para a área acadêmica, científica e internacional. Estamos articulando uma agenda que vai gerar oportunidades para a educação, a comunicação e as áreas médicas”, afirmou.
A professora Jeylla Salomé, da Uneal, destacou o impacto da missão. “Para a Universidade Estadual de Alagoas, esse é um passo muito importante e significativo internacional e nacionalmente, uma vez que estamos atuando de forma cooperativa com os demais entes públicos de Alagoas nessa missão luso-brasileira, que trará muitos aprendizados e articulações”.
*Com Assessoria