O cenário político em Alagoas começa a se redesenhar com a aproximação das eleições de 2026. Pelo menos três mulheres que hoje ocupam cargos estratégicos no primeiro escalão do Governo do Estado devem deixar suas funções para disputar mandatos eletivos. Até 4 de abril, quem ocupa cargos no Executivo e pretende disputar as eleições precisa deixar suas funções.
Entre os nomes estão Tereza Nelma, titular da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência; Cláudia Balbino, à frente da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação; e Kátia Born, atual secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.
Projetos políticos e articulações

Cláudia Balbino deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados pelo MDB, dentro de uma estratégia de fortalecimento da chapa proporcional do grupo político do governador Paulo Dantas.
Já Tereza Nelma também deve entrar na disputa por um mandato federal. Com trajetória ligada à defesa dos direitos das pessoas com deficiência e das mulheres, a secretária já anunciou a sua saída.

Outro nome que entra nesse cenário é o de Kátia Born. Ex-prefeita de Maceió e uma das figuras mais experientes da política alagoana, ela deve deixar a Secretaria de Assistência Social para disputar uma vaga como deputada estadual.
O que muda no governo
Com as saídas, o governo estadual deve passar por uma reconfiguração interna nas próximas semanas, com a nomeação de novos gestores para as pastas.