Foto: Igor Lessa / Ascom PM-AL e arquivos pessoais
Alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar foram agraciados com 28 medalhas pelo aproveitamento nas olimpíadas Nacional de Ciências (ONC) e Alagoana de Química (OALQ). Além das 13 medalhas de ouro, nove de prata e seis bronze, nas duas competições, os estudantes ainda conquistaram 12 menções honrosas e cinco destaques na categoria escolas públicas. O resultado representa a dedicação pessoal e a qualidade do ensino nas duas unidades do colégio: a da Capital (CPMC) e outra no Agreste (CPMI), sediada em Arapiraca.
Uma representação dos alunos esteve na cerimônia de premiação referente ao ano de 2025, ocorrida no último mês de março, no Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Entre eles, estava a estudante Anna Beatriz Santos, do 3º ano da unidade capital, uma das medalhistas de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências. Para ela, a sensação é de gratidão.
“Essa conquista é resultado de muito esforço e isso me motiva a continuar dando o meu melhor pelo meu futuro. Só tenho a agradecer a Deus e ao Colégio Tiradentes, que foi fundamental para desenvolver minha disciplina e foco. Sei que no final do ano sairei dessa escola preparada para a vida”, destacou Anna Beatriz, que atualmente concilia os estudos do último ano escolar com uma preparação intensa para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Outro agraciado que falou sobre a conquista foi o aluno Marco Aurélio Lessa, do 3º ano da unidade de Arapiraca. Ele também conquistou ouro na Olimpíada Alagoana de Química.
“Receber essa medalha foi uma grande realização. É como ver que todo o esforço, a dedicação e os momentos de cansaço realmente valeram a pena. Ao mesmo tempo, também traz um senso de responsabilidade, porque mostra que eu sou capaz de ir além e me motiva a continuar buscando resultados ainda melhores. O Tiradentes tem um papel fundamental na minha formação, não só acadêmica, mas também pessoal. Aqui, eu desenvolvo disciplina, responsabilidade e organização, que são qualidades que vão muito além da sala de aula”, avaliou.
Com o acompanhamento do Colégio Tiradentes, Marco Aurélio possui uma rotina de estudos que se estende da manhã à noite, passando pelas aulas no período da manhã, cursinho e revisão dos conteúdos em casa: “tento manter uma constância, porque acredito que o resultado vem mais da disciplina do que de momentos isolados de esforço”, acrescentou.
As olimpíadas
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) faz parte do Programa Ciência na Escola e é organizada por cinco importantes instituições científicas brasileiras: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Destinada a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, a ONC tem como objetivo estimular o raciocínio científico, a curiosidade e a capacidade de resolver problemas.
Já a Olimpíada Alagoana de Química (OALQ) é uma competição científica que integra o Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ), com o objetivo de estimular o interesse pela Química entre os jovens estudantes alagoanos.
Promovida pela Coordenação Estadual, em colaboração com o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), a OALQ é também uma das etapas de seleção para as olimpíadas regionais e nacionais — ONNeQ (Olimpíada Norte-Nordeste de Química) e OBQ (Olimpíada Brasileira de Química). Podem participar estudantes regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas do Estado de Alagoas, do 9º ano do Ensino Fundamental ao 4º ano do Ensino Médio Técnico.
Relação de premiados
Confira abaixo a lista dos premiados do Colégio Tiradentes nas duas olimpíadas:
ONC
Medalha de Ouro
- Anna Beatriz Santos de Oliveira – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Capital;
- Arthur Felipe Cardoso dos Santos – Colégio da Polícia Militar Tiradentes– Unidade Capital;
- Roberta Jamylle Martins de Barros Oliveira – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Capital;
- Maria Victória Rodrigues Carvalho – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste;
- Maria Vitória de Farias Cândido – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste;
- Giovanni dos Santos Silva – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste;
- Maria Luiza Silva Souza – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste;
- Isadora Carla Torres Sebastião – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste;
- Marco Aurélio Ventura Lessa – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste;
- Richarlysson Pyetro Gomes da Silva – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste;
- Medalha de Prata
- Ana Breatriz Costa dos Santos – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Capital;
- Maria Eduarda Bezerra Barbosa – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste;
- Milena Reginaldo Barbosa – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste;
- Kimberly Ramona Alves da Silva – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste;
- Gleyce Reis Carvalho – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste;
- Guilherme Soares dos Santos Araújo – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste;
- Pedro Henrique Marques Felix – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste;
- Medalha de Bronze
- Arthur Eduardo Lima de Moura – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Capital;
- Emanuelly Yasmin de Melo Morais – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Capital;
- Tácio Hernande Nicolau Santos – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste;
- Andressa Vitória Ferreira Firmino – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste;
- Emanoel Egberto Pereira da Silva – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste;
- Gabriel Murilo Santiago da Silva – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste;
- Menções Honrosas
- Miguel Cauã Lira Aragão
- Marya Lyvia Soares de Queroz
- Julia Patrícia Bernardino do Nascimento
- Luiz Guilherme Lins de Magalhães
- Luis Henrique dos Santos Silva
- Wênia dos Santos Freire
- Arthur Lins Santos de Oliveira
- Carlos Gabriel Cavalcante Veiga
- Joana de Melo Castelo Branco Pessoa Barreiros
- Maria Elis Rodrigues dos Santos
- Antenor Rodrigues de França
- Ana Maria Leandro da Silva
- OALQ
- Maria Victória Rodrigues Carvalho – Colégio Tiradentes – Arapiraca – Ouro
- Kimberly Ramona Alves da Silva – Colégio Tiradentes – Arapiraca – Ouro
- Marco Aurélio Ventura Lessa – Colégio Tiradentes – Arapiraca – Ouro
- Maryanny Ingrid dos Santos – Colégio Tiradentes – Arapiraca – Prata
- Richarlysson Pyetro Gomes da Silva – Colégio Tiradentes – Arapiraca – Prata
- Destaques Escolas Públicas
- Maria Victória Rodrigues Carvalho
- Kimberlly Ramona Alves da Silva
- Marco Aurélio Ventura Lessa
- Maryanny Ingrid dos Santos
- Richarlysson Pyetro Gomes da Silva
- *Com Assessoria