Colabore com o Eufemea

Em Maceió, mulheres se reúnem em ato contra violência e feminicídios: “todos anos viramos dado estatístico”, diz organizadora

Foto: Raíssa França

Nesta sexta-feira (29), mulheres alagoanas se reuniram para protestar contra a violência e os casos de feminicídios em Alagoas. Em Maceió, a concentração iniciou às 15h, na Praça Deodoro, Centro de Maceió, em frente ao Tribunal de Justiça. Ao Eufemea, a advogada e coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), Paula Lopes afirmou, durante o ato, que este é um recado para a sociedade.

Ela destaca que a manifestação é uma forma de dizer que as mulheres estão atentas aos casos de violência em Alagoas. “Estamos dizendo que nós, mulheres alagoanas, somos muito incomodadas e muito indignadas com os sequentes casos de violência contra a mulher”.

Paula Lopes. Foto: Rebecca Moura/Eufemea

“É mostrar que estamos vendo, estamos atenta e queremos uma alternativa para acabar com essa violência. Não é possível que a gente não consiga viver uma vida livre de violência em nenhum momento. Todos anos viramos dado estatístico”, destaca.

“Estamos em 2022, em uma pré-eleição e queremos que os políticos se comprometam com a rede de atendimento a a violência, de prevenção e também de enfrentamento à violência contra a mulher para que ela aconteça de fato. A violência contra a mulher é diferente de outros tipos de violência ela precisa de uma atenção maior”, completa.

Na manifestação, mulheres carregam cartazes e são acompanhadas por um trio-elétrico pelas ruas do Centro. Também ocorreram intervenções Culturais das artistas Carleane Correia, Isis Florescer e Mary Alves. O ato vai até o Palácio dos Palmares.

Foto: Rebecca Moura

Confira mais imagens do ato aqui.

Violência contra mulher em Alagoas

Até julho deste ano, Alagoas registrou 18 casos de feminicídios. Além das mortes, os boletins policiais trazem diariamente casos de violência contra as mulheres. Conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, nos últimos dois anos, 2.695 mulheres foram mortas pela condição de serem mulheres.

O caso mais recente de feminicídio no estado foi na última quinta-feira (21), em Maceió. Maria Aparecida Bezerra, de 54 anos, foi morta com golpes de faca pelo esposo Alisson Bezerra, de 44 anos, no bairro do Antares.