Colabore com o Eufemea

Campanha de Vacinação contra Influenza nesta sexta-feira (8): “proteger contra a gripe”

A Prefeitura de Maceió encerra, nesta sexta-feira (8), a Campanha de Vacinação contra a Influenza de 2022. A imunização para o público-alvo havia sido prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 24 de junho, em razão da baixa adesão à campanha. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estendeu a vacinação até o próximo dia 8 visando melhorar a procura da população pelo imunizante.

De acordo com os dados da Gerência de Imunização da SMS, as coberturas vacinais alcançadas até o momento encontram-se baixas: crianças de 6 meses a menores de 5 anos (30,22%), gestantes (30,95%), idosos (47,34%), trabalhadores da saúde (62,24%), puérperas (18,40%) e professores (28,01%). Isso representa 44,03% da meta de 90% da população imunizada definida pelo Ministério da Saúde.

“A vacinação contra a Influenza permitirá, ao longo de 2022, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. Por isso, as pessoas que ainda não buscaram essa imunização devem fazê-la o quanto antes para se proteger contra a gripe”, reforça a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim.

Público-alvo
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), idosos, gestantes, puérperas, professores, profissionais da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade.
Onde se vacinar?
As vacinas estão sendo administradas em todas as salas de imunização das Unidades de Saúde do Município, além dos três pontos fixos de vacinação contra a Covid-19, que são o Maceió Shopping, Pátio Shopping e Carajás Home Center. Para ser imunizada, a população deve apresentar, além do cartão de vacinação, um documento de identificação com foto.
Trabalhadores da Saúde devem apresentar, ainda, original e cópia de documentação que comprove o exercício profissional atual como, por exemplo, carteira do conselho de classe, crachá, contracheque atualizado ou declaração do estabelecimento de saúde no qual trabalha ou realiza estágio. As cópias destes comprovantes serão retidas pela equipe de vacinação.

*Com SMS