Colabore com o Eufemea
Advertisement

Cofundadora da Eufêmea vai debater a cobertura de feminicídios no maior congresso de jornalismo da América Latina

A jornalista Raíssa França, cofundadora e diretora de jornalismo da Eufêmea – primeira agência de jornalismo de Alagoas com foco em conteúdo feminino – será uma das palestrantes do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, o maior encontro de jornalistas do Brasil e da América Latina. O evento acontece de 10 a 13 de julho, em São Paulo, no campus Álvaro Alvim da ESPM.

Um dos destaques da programação será a palestra da trilha “Direitos Humanos”, com o tema “Como cobrir feminicídios sem clichês e sensacionalismo?”, que será conduzida por Raíssa França, cofundadora e diretora de jornalismo da agência Eufêmea, e Mariama Correia, editora e repórter da Agência Pública.

As duas jornalistas têm se dedicado a uma cobertura comprometida com as pautas de gênero e vão compartilhar experiências, estratégias e reflexões sobre como o jornalismo pode abordar casos de feminicídio com sensibilidade, responsabilidade e foco na dignidade das vítimas. A mediadora será a jornalista Hellen Lirtêz.

Segundo a cofundadora da Eufêmea, a participação da agência no evento reforça a importância de se pensar o jornalismo a partir de uma perspectiva feminista, interseccional e com olhar voltado ao Nordeste.

“Cobrir feminicídios não é apenas relatar um crime. Não estamos falando de um número, estamos falando da vida de uma mulher que foi tirada. Ainda vemos muitos erros quando pensamos na cobertura de feminicídio, seja pela reprodução de estigmas, pelo sensacionalismo ou pela invisibilização da vítima como sujeito. Precisamos de uma cobertura que informe, mas que também responsabilize e humanize.”, afirma Raíssa França.

Além do painel sobre feminicídio, a programação da Abraji conta com trilhas temáticas sobre inteligência artificial, meio ambiente, segurança para repórteres, transformações nas redações e novos modelos de trabalho para jornalistas autônomos.

As atividades do evento serão ministradas por jornalistas, comunicadores populares, lideranças indígenas, gestores e representantes de organizações sem fins lucrativos com experiência nas áreas de tecnologia, jornalismo ambiental, gestão e marketing, segurança e proteção de jornalistas, no formato de oficinas, mesas de debate e painéis expositivos. 

O Congresso será realizado no campus Álvaro Alvim da ESPM, em São Paulo, com atividades presenciais, híbridas e online. Os ingressos do segundo lote já estão à venda, com valores entre R$ 70 e R$ 760, dependendo do pacote escolhido.

🔗 Inscrições e programação completa no site: congresso.abraji.org.br

Leia Mais: Festival 3i: Cofundadora do Eufêmea será uma das palestrantes no principal evento de jornalismo digital da América Latina